INFLUÊNCIAS E CONHECIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO IFMS CAMPUS PONTA PORÃ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17838

Palabras clave:

Educação, Ações Afirmativas, Negros

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar la perspectiva de la comunidad académica y externa en relación al Centro de Estudios Afrobrasileños e Indígenas - NEABI, así como los efectos de las acciones entre estudiantes y empleados, identificando los artificios inherentes al NEABI. , determinando puntos que deben ser considerados para articular y desarrollar la educación de las relaciones étnico-raciales, buscando generar conocimientos para la aplicación práctica y la solución de problemas específicos a través de temas étnico-raciales y cómo se difunden las funciones de la NEABI dentro del IFMS — Campus Ponta Porã más allá de contribuir a la sociobiodiversidad cultural, étnica, lingüística y afrobrasileña e indígena, que son consideradas patrimonio material e intangible de la sociedad brasileña. Para desarrollar el estudio se realizó una investigación bibliográfica y entrevistas a la comunidad, durante las charlas de la Semana de la Conciencia Negra, el cuestionario estuvo compuesto por preguntas sobre NEABI y sus funciones, como resultado luego de aplicar el cuestionario se generó información esencial para plantear concientizar sobre los crímenes raciales, reducir las diferencias y exterminar los discursos de odio presentes en la sociedad, además de movilizar a la comunidad académica y a la sociedad para actos de nobleza y conocimiento sobre el Centro de Estudios Afrobrasileños e Indígenas (NEABI).

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Biografía del autor/a

Josianny Limeira Figueira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006), Licenciatura em Letras - Português, pela Universidade Católica Dom Bosco (2019) e mestrado em Zootecnia (Ciência Animal), pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é direção e administração, instituto federal de do Instituto Federal de Roraima e professor ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciências Agrárias, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, sustentabilidade agropecuária, criação de animais, plantio, transgênicos, bovinocultura leiteira, animais silvestres, manejo, mão-de-obra rural, patologia animal, agricultura, e agropecuária.

João Batista Alves de Souza , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação de Jovens e Adultos (EJA-PROEJA) e Educação a Distância (EaD). Ganhador do Prêmio Capes de melhor Tese em Geografia - Edição 2022. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB.

Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Realizou estágio pós doutoral (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, como bolsista do PNPD/CAPES, na linha de pesquisa Diálogos Culturais. É doutora (2007) e mestre (2003) em Teoria da Literatura pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp-Ibilce.

Janaína Oliveira Galvão, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em andamento em Agronegócio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

Tainá Dutra da Luz, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Agronegócio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul(2022). Tem experiência na área de Administração.

Citas

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Figueira, J. L., Souza , J. B. A. de, Kaimoti , A. P. M. C., Galvão, J. O., & Luz, T. D. da. (2023). INFLUÊNCIAS E CONHECIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO IFMS CAMPUS PONTA PORÃ. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(20), 64–87. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17838