METODOLOGIA DE IMPUTAÇÃO DE DADOS HIDROMETEOROLÓGICOS PARA ANÁLISE DE SÉRIES HISTÓRICAS PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS – BACIA DO RIO DOS SINOS, RS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.56219Palabras clave:
Bacia hidrográfica. Correção de falhas. Mudanças climáticas.Resumen
O conhecimento de dados hidrometeorológicos de uma bacia é de fundamental importância para o planejamento e gestão da mesma, possibilitando a previsão hidrológica e climatológica, conhecendo-se assim as alterações que podem ocorrer na bacia. Para isso são necessárias longas séries de dados e, na maioria das vezes, estas séries possuem falhas que devem ser preenchidas para a aplicação das variáveis. Existem diversos métodos de correção de falhas, entretanto, a maioria depende de uma estação próxima com dados ou de variável para se correlacionar. O objetivo desta pesquisa foi buscar uma metodologia de imputação de dados hidrometeorológicos realizando uma análise das séries históricas, afim de estimar as variações na vazão da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Para tanto, foram coletados dados de séries históricas de precipitação mensal, vazão máxima mensal e de temperatura máxima mensal entre os anos de 1985 a 2015, analisando-os estatisticamente para buscar a melhor forma de imputação de dados para, após, relacioná-los para avaliar alterações nos padrões históricos. Conseguiu-se aplicar uma metodologia simples que satisfez o preenchimento dos dados faltantes, não alterando as propriedades da série.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença