El Currículo Paulista como herramienta y recurso para la planificación docente de la enseñanza de cambio climático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16808

Palabras clave:

Enseñanza., Geociencias., Climatología.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar el tema "Cambio Climático" en el Currículo Paulista (PC), verificando las sugerencias sobre las propuestas de enseñanza y aprendizaje. Para ello, se utilizó el análisis de contenido del CP para investigar el término clave "Cambio Climático", así como las palabras clave relacionadas. Se dividieron en 5 conjuntos, de los cuales destacamos el conjunto 1, concentrado en el área de Ciencias Sociales Humanas y Aplicadas y Ciencias de la Naturaleza y sus Tecnologías, en los componentes curriculares de Geografía y Biología, en el 1º grado, mostrando la tendencia a conectar el tema con la Educación Ambiental. Se entiende que esto puede generar fragmentación y sensación de finitud, reforzando la necesidad de buscar propuestas didáctico-pedagógicas que permitan trabajar la educación sobre el cambio climático en todo el EM y por más áreas/componentes curriculares.

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Biografía del autor/a

Daniela Resende de Faria, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra – Instituto de Geociências – UNICAMP-SP

Estudante de Doutorado (Ensino e História de Ciências da Terra - UNICAMP). Atuo e desenvolvo pesquisas e estudos na área de Ensino de Mudanças Climáticas. Sou Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP), Pós Graduada em Educação (Universidade Metodista de São Paulo) e Licenciada em Geografia (UNESP, Rio Claro). Estudo e trabalho com Metodologias Ativas e Ensino Híbrido, com uma experiência em sala de aula de mais de 20 anos na Educação Básica, agregando vivências em gestão e coordenação pedagógica, de pessoas e de área (Humanidades e Ensino Bilíngue). Sou autora e revisora de livros didáticos, paradidáticos e coleções, além de diversos objetos de aprendizagem na área de Ciências Humanas em várias instituições, com destaque às obras relacionadas ao ensino de Geografia. Sou fluente na língua inglesa e possuo certificação Cambridge. Maiores informações: https://www.linkedin.com/in/daniela-resende-de-faria-0b698b96/

Guilherme, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Instituto de Geociências – UNICAMP-SP

Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas (2020). Mestre em Geografia com ênfase em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2022). Atualmente cursa Doutorado em Geografia pela UNICAMP. Possui parceria para colaboração em pesquisa no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura - CEPAGRI. Atua principalmente nos seguintes temas: Mudanças Climáticas, Estatística Climatológica, Agrometeorologia e Manejo de Risco Climático.

Priscila, Pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2002), Licenciada em Ciências Agrárias pela USP (2002). Possui especialização em Gerenciamento Ambiental pela USP (2003). Mestre em Agronomia, na área de Fitotecnia pela USP (2006). Foi Bolsista (Modalidade DTI, CNPQ) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui doutorado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O doutorado foi realizado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Fez doutorado sanduíche na Universidade de Rennes 2, França. Foi é bolsista Pós-Doc no exterior (PDE - CNPQ) no "Le Laboratoire des Sciences du Climat et l'Environnement (LSCE)", França (2013). Professor Permanente do Instituto de Geosciências (IG/UNICAMP). Atualmente é Pesquisadora e Diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), UNICAMP. Vice - Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino e Historia de Ciências da Terra (EHCT), do Instituto de Geociências (IG/UNICAMP). Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Agrometeorologia e Modelagem; Mudanças Climáticas; Educação e Comunicação em Climatologia. 

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Publicado

15/07/2023

Cómo citar

Resende de Faria, D., Almussa Leite Torres, G., & Pereira Coltri, P. (2023). El Currículo Paulista como herramienta y recurso para la planificación docente de la enseñanza de cambio climático. Revista Brasileña De Climatología, 33(19), 29–49. https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16808

Número

Sección

Artigos