Inserção cultural e acadêmica:

Influências emocionais em imigrantes em contextos de adaptação

Autores

Palavras-chave:

Aculturação, Emoções, Imigrantes

Resumo

A migração é um fenômeno global que afeta milhões de pessoas todos os anos, levando indivíduos a se adaptarem a novos ambientes culturais e acadêmicos. Esse processo de adaptação pode ser desafiador, tanto do ponto de vista cultural quanto emocional, especialmente para emigrantes que precisam navegar por sistemas educacionais e sociais desconhecidos. O objetivo do estudo é compreender a influências de fatores emocionais ao sucesso na adaptação cultural e acadêmica dos emigrantes. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de literatura dos artigos científicos, na qual foi utilizada a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Catálogo de Teses e Dissertações- CAPES. Os artigos selecionados foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, com período de publicação de 2014 a 2024. Conforme resultados, observou-se nos estudos que dificuldades significativas na adaptação ao novo ambiente universitário e cultural.  Isso inclui a superação de barreiras linguísticas, diferenças culturais, dificuldades na integração social, níveis elevados de estresse e de ansiedade relacionados a fatores como a pressão acadêmica, a insegurança econômica e a falta de redes de apoio adequadas. Diante disso, o choque cultural se identifica como outro desafio significativo, particularmente nas fases iniciais da adaptação, se relacionando com fatores emocionais.

Biografia do Autor

Eveline Ernica Borges Yamassaki, Universidade federal da grande dourados / UFGD

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2019). Especialização em Psicologia Organizacional e do trabalho pela UCDB (2021). Mestre em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação na Federal da Grande Dourados - UFGD. Pós-Graduação na UNIBF de Docência em Ensino Superior. Atualmente trabalho como psicóloga clínica, utilizando como abordagem principal terapia cognitiva comportamental e Professora Substituta do curso de psicologia na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Coordenadora do projeto de extensão- Desenvolvimento de gestão emocional em estudantes do ensino superior (ODS 3). Doutoranda em psicologia pelo programa de pós graduação na UCDB.

Helton Marques, Universidade federal da grande dourados / UFGD

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras (Área de conhecimento: Literatura e Vida Social), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - campus de Assis). Também possui Graduação em Pedagogia, pela UNESP-Assis, em convênio com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); Graduação em Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - polo de Bandeirantes); Graduação em Letras - Língua Portuguesa e LIBRAS e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - polo de Corumbá); Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Federal do ABC (UFABC - polo de São José do Rio Preto); e Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias, pela Universidade Federal do ABC (UFABC - polo de Viradouro). Trabalhou como professor de Comunicação e Expressão, Português, Inglês e Linguagens e seus Códigos, na Faculdade de Tecnologia (FATEC), campus de Ourinhos, em 2017, 2018 e 2021; de Teoria da Literatura I e II, Teoria da Narrativa I e II, e Teoria da Poesia I e II, no Departamento de Literatura da UNESP, campus de Assis, em 2019; de disciplinas da área de Literatura na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Cassilândia, em 2021 e 2022; e de Português, Literatura e Técnicas de Redação no Colégio Palmital (Sistema Objetivo de Ensino), entre 2007 e 2023. Atuou como Tutor online no curso de Letras - Língua Portuguesa (modalidade EaD) da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - entre fevereiro e maio de 2023. Atualmente, leciona disciplinas da área de Língua Portuguesa e suas literaturas, na UEMS - unidade de Dourados - e atua como Professor Formador I nos cursos de Pedagogia e de Tecnologia em Gestão Pública, modalidade EaD, da UEMS. Possui experiência de pesquisa principalmente nas seguintes áreas e temas: Literatura Brasileira; Modernismo Brasileiro; Estudos Literários; e Ficção, História e Memória.

Orlando José Bastidas Betancourt, Universidade federal da grande dourados / UFGD

Formado em Educação Geografia e ciências da Terra pela Universidade dos Andes- Venezuela (2012). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade dos Andes Venezuela (2016) e Mestrado em Educação Ambiental - Universidade Yacambu- Venezuela. Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2022) Possui experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Agrárias e Projetos Socio-produtivos de formação humana, teledetecção e monitoramento de drone em produções agrícolas.

Referências

Berry, J. W. (1997). Immigration, acculturation, and adaptation. Applied psychology, 46(1), 5-34.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. (2024). Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade. Deslocamentos Assistidos de Venezuelanos (Abril 2018 – Março 2024).

Cursino, C. A (2020). Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes/refugiados. Calidoscópio, 18(2), 415–434.

Ferreira, A. V. S., & Borges, L. (2022). Metamorfoses interculturais: o impacto da imigração na saúde mental de imigrantes universitários latino-americanos. Educação em Revista, 38, e25665.

Galina, V. F., Silva, T. B. B. D., Haydu, M., & Martin, D. (2017). A saúde mental dos refugiados: um olhar sobre estudos qualitativos. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 21, 297-308.

Jubilut, L. L. (2007). O direito internacional dos refugiados e sua aplicação no ordenamento jurídico brasileiro. Editora Método.

Ketzer, L. S. H., Salvagni, J., Oltramati, A. P., & Menezes, D. B. (2018). Imigração, identidade e multiculturalismo nas organizações brasileiras. Interações, 19(3), 679-696.

Lazarus, R., & Folkman, S. (1984). Stress, Appraisal, and Coping. New York: Springer.

Lopez, A. P. D. A., & Diniz, L. R. A. (2018). Iniciativas jurídicas e acadêmicas para o acolhimento no Brasil de deslocados forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, 28.

Marques, M., Souza, D. (2020). A inclusão escolar de alunos multiculturais a partir da percepção dos pais. Revista Psic. da Ed., 50, 41-51.

Martins, B. G., Silva, W. R. D., Maroco, J., & Campos, J. A. D. B. (2019). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68, 32-41.

OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS OBMIGRA: RELATÓRIO ANUAL (2020). Dimensões da Migração Internacional: Desigualdades, Formalização no Mercado de trabalho e Status Migratório. https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/dados/relatorioanual/2020/OBMigra_RELAT%C3%93RIO_ANUAL_2020.pdf

Schwartz, S. J., Unger, J. B., Zamboanga, B. L., & Szapocznik, J. (2010). Rethinking the concept of acculturation: implications for theory and research. American psychologist, 65(4), 237.

Silva, J. L. Z. (2020). A Imigração Venezuelana para o Brasil: do ingresso em Pacaraima – RR ao início da interiorização em Dourados – MS. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil.

Vascotto, F. A. (2021). Interculturalidade como mecanismo de integração de imigrantes venezuelanos em Dourados-MS. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil.

Weissmann, L. (2017). Migração/exílio e a perda da língua materna. Cadernos de Psicanálise, 39(37), 185-206.

Ward, C., Bochner, S., & Furnham, A. (2001). The Psychology of Culture Shock. Routledge.

Wermuth, M. Â. D. (2020). As políticas migratórias brasileiras do século XIX ao século XXI: uma leitura biopolítica do movimento pendular entre democracia e autoritarismo. Revista Direito e Práxis, 11(04), 2330-2358.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Como Citar

Ernica Borges Yamassaki, E., Marques, H., & Bastidas Betancourt, O. J. (2025). Inserção cultural e acadêmica:: Influências emocionais em imigrantes em contextos de adaptação. Revista PsiPorã, 2(1), 14–26. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/psipora/article/view/19748

Edição

Seção

Artigos