Inserção cultural e acadêmica:
Influências emocionais em imigrantes em contextos de adaptação
Mots-clés :
Aculturação, Emoções, ImigrantesRésumé
A migração é um fenômeno global que afeta milhões de pessoas todos os anos, levando indivíduos a se adaptarem a novos ambientes culturais e acadêmicos. Esse processo de adaptação pode ser desafiador, tanto do ponto de vista cultural quanto emocional, especialmente para emigrantes que precisam navegar por sistemas educacionais e sociais desconhecidos. O objetivo do estudo é compreender a influências de fatores emocionais ao sucesso na adaptação cultural e acadêmica dos emigrantes. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de literatura dos artigos científicos, na qual foi utilizada a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Catálogo de Teses e Dissertações- CAPES. Os artigos selecionados foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, com período de publicação de 2014 a 2024. Conforme resultados, observou-se nos estudos que dificuldades significativas na adaptação ao novo ambiente universitário e cultural. Isso inclui a superação de barreiras linguísticas, diferenças culturais, dificuldades na integração social, níveis elevados de estresse e de ansiedade relacionados a fatores como a pressão acadêmica, a insegurança econômica e a falta de redes de apoio adequadas. Diante disso, o choque cultural se identifica como outro desafio significativo, particularmente nas fases iniciais da adaptação, se relacionando com fatores emocionais.
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