Inserção cultural e acadêmica:

Influências emocionais em imigrantes em contextos de adaptação

Autores/as

Palabras clave:

Aculturação, Emoções, Imigrantes

Resumen

La migración es un fenómeno global que afecta a millones de personas cada año, llevando a las personas a adaptarse a nuevos entornos culturales y académicos. Este proceso de adaptación puede ser un desafío, tanto cultural como emocionalmente, especialmente para los emigrantes que necesitan navegar por sistemas educativos y sociales desconocidos. El objetivo del estudio es comprender la influencia de los factores emocionales en el éxito en la adaptación cultural y académica de los emigrantes. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica integradora de artículos científicos, utilizando la base de datos Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO), Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y Catálogo de Tesis y Disertaciones - CAPES. Los artículos seleccionados fueron sometidos a criterios de inclusión y exclusión, con un período de publicación de 2014 a 2024. Según los resultados, se observaron en los estudios importantes dificultades de adaptación al nuevo entorno universitario y cultural.  Esto incluye superar las barreras del idioma, las diferencias culturales, las dificultades de integración social, los altos niveles de estrés y ansiedad relacionados con factores como la presión académica, la inseguridad económica y la falta de redes de apoyo adecuadas. Ante esto, el choque cultural se identifica como otro desafío importante, particularmente en las etapas iniciales de adaptación, relacionado con factores emocionales.

Biografía del autor/a

Eveline Ernica Borges Yamassaki, Universidade federal da grande dourados / UFGD

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2019). Especialização em Psicologia Organizacional e do trabalho pela UCDB (2021). Mestre em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação na Federal da Grande Dourados - UFGD. Pós-Graduação na UNIBF de Docência em Ensino Superior. Atualmente trabalho como psicóloga clínica, utilizando como abordagem principal terapia cognitiva comportamental e Professora Substituta do curso de psicologia na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Coordenadora do projeto de extensão- Desenvolvimento de gestão emocional em estudantes do ensino superior (ODS 3). Doutoranda em psicologia pelo programa de pós graduação na UCDB.

Helton Marques, Universidade federal da grande dourados / UFGD

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras (Área de conhecimento: Literatura e Vida Social), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - campus de Assis). Também possui Graduação em Pedagogia, pela UNESP-Assis, em convênio com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); Graduação em Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - polo de Bandeirantes); Graduação em Letras - Língua Portuguesa e LIBRAS e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - polo de Corumbá); Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Federal do ABC (UFABC - polo de São José do Rio Preto); e Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias, pela Universidade Federal do ABC (UFABC - polo de Viradouro). Trabalhou como professor de Comunicação e Expressão, Português, Inglês e Linguagens e seus Códigos, na Faculdade de Tecnologia (FATEC), campus de Ourinhos, em 2017, 2018 e 2021; de Teoria da Literatura I e II, Teoria da Narrativa I e II, e Teoria da Poesia I e II, no Departamento de Literatura da UNESP, campus de Assis, em 2019; de disciplinas da área de Literatura na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Cassilândia, em 2021 e 2022; e de Português, Literatura e Técnicas de Redação no Colégio Palmital (Sistema Objetivo de Ensino), entre 2007 e 2023. Atuou como Tutor online no curso de Letras - Língua Portuguesa (modalidade EaD) da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - entre fevereiro e maio de 2023. Atualmente, leciona disciplinas da área de Língua Portuguesa e suas literaturas, na UEMS - unidade de Dourados - e atua como Professor Formador I nos cursos de Pedagogia e de Tecnologia em Gestão Pública, modalidade EaD, da UEMS. Possui experiência de pesquisa principalmente nas seguintes áreas e temas: Literatura Brasileira; Modernismo Brasileiro; Estudos Literários; e Ficção, História e Memória.

Orlando José Bastidas Betancourt, Universidade federal da grande dourados / UFGD

Formado em Educação Geografia e ciências da Terra pela Universidade dos Andes- Venezuela (2012). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade dos Andes Venezuela (2016) e Mestrado em Educação Ambiental - Universidade Yacambu- Venezuela. Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2022) Possui experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Agrárias e Projetos Socio-produtivos de formação humana, teledetecção e monitoramento de drone em produções agrícolas.

Citas

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Publicado

2025-12-04

Cómo citar

Ernica Borges Yamassaki, E., Marques, H., & Bastidas Betancourt, O. J. (2025). Inserção cultural e acadêmica:: Influências emocionais em imigrantes em contextos de adaptação. Revista PsiPorã, 2(1), 14–26. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/psipora/article/view/19748

Número

Sección

Artigos