História indígena nos últimos anos e sua inserção nas salas de aula do Ensino Básico
Palavras-chave:
Cultura. Identidade. História Indígena.Resumo
Os anos finais da década de 80 são representativos para se pensar a multiplicação de pesquisas em História Indígena no Brasil. A Constituição Federal de 1988, garantidora de direitos às populações indígenas (pelo menos em tese), – notadamente ligados ao direito indígena sobre seus territórios tradicionais e à sua organização social – impulsionou a demanda por estudos sobre estes povos, que, em grande parte, foram utilizados para fundamentar laudos técnicos sobre o direito dos índios. Acreditamos que, para além de fornecer material subsidiador e legitimizador das ações estatais de garantias ou privações de direitos; a história indígena cumpre um importante papel referente ao exercício de problematização da identidade indígena e, por conseguinte, de todo o povo brasileiro. Lamentavelmente, pouco se fez em mais de vinte anos – desde a constituição de 1988 – para minimizar os problemas enfrentados pelos indígenas decorrentes da manutenção de estereótipos pouco favoráveis a estes no sistema educacional, sendo necessária uma lei que torna obrigatório o estudo de sua História e cultura nas salas de aula. Nesse ínterim, pretendemos pensar os avanços da História indígena nas últimas décadas; como esta vem sendo ensinada, e como podemos melhorar o quadro atual.Downloads
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Publicado
2015-10-07
Como Citar
Oliveira, R. B. (2015). História indígena nos últimos anos e sua inserção nas salas de aula do Ensino Básico. Revista Ñanduty, 3(3), 122–130. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3772
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