Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos saberes
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17882Palavras-chave:
Universidades em transformação, Tensionamentos, Múltiplos saberesResumo
A presença indígena, quilombola, negra, de lideranças, integrantes de comunidades ancestrais, entre demais sábias e sábios de povos tradicionais nos espaços acadêmicos, têm produzido diversas provocações como tensionamentos quanto a abertura ao diálogo inter e transepistêmico nas instituições produtoras de conhecimento, as universidades. Ocorrem tensionamentos quando se desestabilizam matrizes eurocêntricas e aberturas dialógicas quando outras epistemologias se apresentam.
Considerando a presença de múltiplos saberes nas universidades, que os saberes de povos tradicionais e os saberes acadêmicos não são comensuráveis (Carneiro da Cunha, 2009), nem estão isentos de relações de poder - práticas racistas e epistemicídas são constantemente atualizadas (Carneiro, 2005) -, mas que o ‘encontro’ destes produz transformações nas instituições e fora delas, este dossiê se propôs a compartilhar reflexões e experiências que tratam das relações entre diferentes saberes e seus modos de produção nas universidades ou a partir do encontro - em sala de aula, em cursos de formação docente e em projetos de extensão,
como se verá nos textos aqui reunidos - promovido por elas.
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Referências
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