Inimigos agora, inimigos outrora: sobre algumas relações perigosas entre sujeitos humanos e sobrenaturais entre os Ticuna (Alto Solimões/Amazonas-Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6872Palavras-chave:
Ticuna. Inimizade. Não-Humanos. Amazonia.Resumo
Este artigo reflete sobre algumas relações entre sujeitos humanos e não-humanos em uma comunidade ticuna (alto solimões, amazonas, brasil). Serão relacionados alguns mitos sobre inimigos primordiais dos ticuna e os rumores produzidos recentemente sobre os supostos “feiticeiros”/usuários do livro de magia de são cipriano. De acordo com tais rumores, estes últimos passariam por um processo metamórfico que implicaria em sua transformação em ngo’o, categoria que engloba seres nefastos, muitas vezes referidos como “bichos” na tradução nativa para o português e mesma alcunha atribuída aos inimigos dos tempos primevos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Como Citar
Bueno, M. I. C. da S. (2017). Inimigos agora, inimigos outrora: sobre algumas relações perigosas entre sujeitos humanos e sobrenaturais entre os Ticuna (Alto Solimões/Amazonas-Brasil). Revista Ñanduty, 5(6), 37–52. https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6872
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).