Ensino de História e Educação Ambiental: propostas didáticas para adiar o fim do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17889

Palavras-chave:

ensino de história, educação ambiental, decolonialidade

Resumo

O presente artigo tem a proposta de refletir sobre as relações entre Ensino de História e Educação Ambiental. A partir de um breve levantamento de estudos já existentes sobre essa temática em livros didáticos, apresentamos alguns limites e possibilidades de trazermos para o campo da história outras experiências de viver e estar no mundo. Nesse movimento dialógico, aspectos do pensamento formulado por autores como Davi Kopenawa e Ailton Krenak são apresentados como geradores tanto de problematizações, como também de possíveis caminhos que fogem da lógica mercantilista moderno-ocidental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Leite da Silva, UFCAT

UFCAT

Aline do Carmo Costa Barbosa, UEG

UEG

Referências

ALMEIDA, Jozimar Paes de. 2005. “A difusão do conhecimento científico sobre meio ambiente nos livros didáticos de História”. História e Ensino, Londrina, 11: 75-95.

CARVALHO, Ely Bergo. COSTA, Jamerson de Souza. 2016. “Ensino de História e Meio Ambiente: uma difícil aproximação”. História e Ensino, Londrina, 22 (2), 49-71.

CRUPI, Maria Cristina. 2008. A natureza nos livros didáticos de História: uma investigação a partir do PNLD. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual Paulista.

KRENAK, Ailton. 2018a. Ecologia Política. Ethnoscientia, 3(2), 01-02.

KRENAK, Ailton. 2018b. Sempre um papo. In: https://www.youtube.com/watch?v=JizR5UOm4uw&t=7s&ab_channel=SempreUmPapoAno37. (Acessado em 03 de fevereiro de 2023).

KRENAK, Ailton. 2020. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.

KRENAK, Ailton. 2023. A terra cansa. In: https://www.socioambiental.org/noticiassocioambientais/ailton-krenak-terra-cansa (Acessado em 03 de março de 2023).

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A queda do Céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

MARPICA, Natália Salan. LOGAREZZI, Amadeu José. 2010.“Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental”. Ciência e Educação, 16 (1), 115-130.

MENEZES, Geisa Defensor Oliveira; MIRANDA, Maria Anália Macedo. 2021. “O lugar da Educação Ambiental na Nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio”. Revista Educação Ambiental em Ação. Vol. XX, nº 75. p. 01-17. Disponível em:

http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4152. (Acessado em 29 de dez. de 2023).

VICENTINO, Claudio; CAMPOS, Eduardo; SENE, Eustáquio de. 2020. Diálogos em Ciências Humanas: consciência ambiental. Ed. Ática, São Paulo.

VIEIRA, Fábio Pessoa. 2020. “Uma educação ambiental para além da pandemia: aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias”. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, 15 (4), 259-278.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva, L. L. da, & Barbosa, A. do C. C. (2023). Ensino de História e Educação Ambiental: propostas didáticas para adiar o fim do mundo. Revista Ñanduty, 11(18), 77–90. https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17889

Edição

Seção

Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos olhares