Ensino de História e Educação Ambiental: propostas didáticas para adiar o fim do mundo
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17889Palavras-chave:
ensino de história, educação ambiental, decolonialidadeResumo
O presente artigo tem a proposta de refletir sobre as relações entre Ensino de História e Educação Ambiental. A partir de um breve levantamento de estudos já existentes sobre essa temática em livros didáticos, apresentamos alguns limites e possibilidades de trazermos para o campo da história outras experiências de viver e estar no mundo. Nesse movimento dialógico, aspectos do pensamento formulado por autores como Davi Kopenawa e Ailton Krenak são apresentados como geradores tanto de problematizações, como também de possíveis caminhos que fogem da lógica mercantilista moderno-ocidental
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jozimar Paes de. 2005. “A difusão do conhecimento científico sobre meio ambiente nos livros didáticos de História”. História e Ensino, Londrina, 11: 75-95.
CARVALHO, Ely Bergo. COSTA, Jamerson de Souza. 2016. “Ensino de História e Meio Ambiente: uma difícil aproximação”. História e Ensino, Londrina, 22 (2), 49-71.
CRUPI, Maria Cristina. 2008. A natureza nos livros didáticos de História: uma investigação a partir do PNLD. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual Paulista.
KRENAK, Ailton. 2018a. Ecologia Política. Ethnoscientia, 3(2), 01-02.
KRENAK, Ailton. 2018b. Sempre um papo. In: https://www.youtube.com/watch?v=JizR5UOm4uw&t=7s&ab_channel=SempreUmPapoAno37. (Acessado em 03 de fevereiro de 2023).
KRENAK, Ailton. 2020. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.
KRENAK, Ailton. 2023. A terra cansa. In: https://www.socioambiental.org/noticiassocioambientais/ailton-krenak-terra-cansa (Acessado em 03 de março de 2023).
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A queda do Céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.
MARPICA, Natália Salan. LOGAREZZI, Amadeu José. 2010.“Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental”. Ciência e Educação, 16 (1), 115-130.
MENEZES, Geisa Defensor Oliveira; MIRANDA, Maria Anália Macedo. 2021. “O lugar da Educação Ambiental na Nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio”. Revista Educação Ambiental em Ação. Vol. XX, nº 75. p. 01-17. Disponível em:
http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4152. (Acessado em 29 de dez. de 2023).
VICENTINO, Claudio; CAMPOS, Eduardo; SENE, Eustáquio de. 2020. Diálogos em Ciências Humanas: consciência ambiental. Ed. Ática, São Paulo.
VIEIRA, Fábio Pessoa. 2020. “Uma educação ambiental para além da pandemia: aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias”. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, 15 (4), 259-278.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ñanduty
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).