O ensino religioso e a prática pedagógica em uma escola na Amazônia Marajoara
DOI:
https://doi.org/10.30612/mvt.v7i12.11939Palavras-chave:
Ensino Religioso. Currículo. Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o Ensino Religioso - ER e a prática pedagógica em uma escola municipal na Amazônia marajoara. Trata-se de um recorte do resultado de pesquisa elaborada como atividade de Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Pedagogia na UFPA – Campus Universitário do Marajó - Breves. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental, tendo como objetivos: verificar se o currículo adotado pela escola contribui com o respeito e a aceitação das religiões existentes na sociedade; Identificar se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores contribuem para fomentar o respeito e combater a intolerância religiosa em sala de aula e discutir a importância do ER na promoção do respeito e na valorização do ser humano. Para análises dos dados buscou-se fazer os debates sobre o ER na perspectiva de autores como: Custódio (2017, 2016, 2015), Junqueira (2017) e Holanda (2017). Os resultados da pesquisa apontaram que a prática pedagógica do ER, neste período, oscilava entre um ensino crítico e libertador e um ensino que se aproximava à doutrinação, ao proselitismo. Promovia o respeito e a tolerância, religiosa, de gênero, e racial em sala de aula. Entretanto, na dicotomia de concepções, não se pode afirmar, se o que os alunos e alunas levarão para a vida social, serão as aprendizagens que valorizam a vida humana, ou a influência dos fortes discursos religiosos que se apresentavam no decorrer das aulas.
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