O ensino religioso e a prática pedagógica em uma escola na Amazônia Marajoara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v7i12.11939

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Currículo. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o Ensino Religioso - ER e a prática pedagógica em uma escola municipal na Amazônia marajoara. Trata-se de um recorte do resultado de pesquisa elaborada como atividade de Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Pedagogia na UFPA – Campus Universitário do Marajó - Breves. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental, tendo como objetivos: verificar se o currículo adotado pela escola contribui com o respeito e a aceitação das religiões existentes na sociedade; Identificar se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores contribuem para fomentar o respeito e combater a intolerância religiosa em sala de aula e discutir a importância do ER na promoção do respeito e na valorização do ser humano. Para análises dos dados buscou-se fazer os debates sobre o ER na perspectiva de autores como: Custódio (2017, 2016, 2015), Junqueira (2017) e Holanda (2017). Os resultados da pesquisa apontaram que a prática pedagógica do ER, neste período, oscilava entre um ensino crítico e libertador e um ensino que se aproximava à doutrinação, ao proselitismo. Promovia o respeito e a tolerância, religiosa, de gênero, e racial em sala de aula. Entretanto, na dicotomia de concepções, não se pode afirmar, se o que os alunos e alunas levarão para a vida social, serão as aprendizagens que valorizam a vida humana, ou a influência dos fortes discursos religiosos que se apresentavam no decorrer das aulas.

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Biografia do Autor

Jefeson da Silva Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.

Sônia Maria Pereira do Amaral, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga, Doutora em Antropologia pelo PPGA-UFPA. Professora da UFPA/Campus Universitário do Marajó-Breves, com atuação na Faculdade de Educação e Ciências Humanas, ministrando as disciplinas Antropologia Educacional, Práticas Pedagógicas e orientadora de Estágios Supervisionados na Educação básica.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Souza, J. da S., & Amaral, S. M. P. do. (2020). O ensino religioso e a prática pedagógica em uma escola na Amazônia Marajoara. MovimentAção, 7(12), 71–91. https://doi.org/10.30612/mvt.v7i12.11939