A política territorial e o Fórum da Borborema: experiência e discussões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15363

Palavras-chave:

Política territorial, Fórum de Borborema, Campesinato

Resumo

Em 2003, o governo federal adota o enfoque territorial nas políticas de desenvolvimento rural, no decorrer de sua história, houveram diversos ajustes na direção de viabilizar essa política no Brasil, que hoje em dia praticamente não existe mais no país. Este trabalho, parte de minha dissertação de mestrado, apresenta um pouco da experiência do Fórum de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável de Borborema (Paraíba) em suas últimas atividades concretas, um território rural com um considerável capital social, com diversas organizações sociais, e com ativos atores do poder público interessados na proposta territorial, mas que enfrentou diversas dificuldades na hora de articular propostas conjuntas e de fortalecer o próprio colegiado. Recorremos à pesquisa a partir de textos, atas e relatórios das atividades do colegiado, assim como relatos de atores envolvidos com essa política na região da Borborema. Apesar de alguns bons resultados na aplicação dessa política pública, devemos pensar também nos vários aspectos que dificultaram a execução da mesma, como o conflito de interesses entre os vários atores envolvidos na política territorial e a burocracia que de certa forma impediu a concretização de alguns projetos acordados no Fórum, e principalmente, pensar na fragilidade das políticas públicas executadas no país, assim como, refletir também como e quando a ação pública poderá efetivamente tornar-se uma alternativa consistente para o campesinato brasileiro e suas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Willams Frutuoso de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranto em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande

Rosana Fernandes de Oliveira Frutuoso, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranta em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Marco de referência para apoio ao desenvolvimento de territórios rurais. Documentos institucionais, n.2, Brasília, mai. 2005.

____. Território da Cidadania: proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário para redução da desigualdade social no meio rural brasileiro. Brasília: MDA, 2008.

BASTOS, Valério Veríssimo de Sousa. Limites e avanços da gestão social em territórios rurais: uma análise do Território da Borborema – PB. Tese (doutorado). – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Natal, RN, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A profissão do sociólogo: preliminares epistemológicas / Pierre Bourdieu, Jean-Claude Chamboredon, Jean-Claude Passeron; tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

CANIELLO, Márcio; PIRAUX, Marc; BASTOS, Valério. Ideias e Práticas na Gestão Social dos Territórios da Cidadania. O caso do Território da Borborema, Paraíba. Sustentabilidade em Debate, Brasília, v. 4, n. 2, p. 19-40, jul/dez 2013a.

CANIELLO, Márcio; PIRAUX, Marc; BASTOS, Valério. Identidade e participação social na gestão do programa Territórios da Cidadania: um estudo com-parativo. Estudos, Sociedade e Agricultura, abril de 2013b, vol. 21, p. 84-107, ISSN 1413-0580.

CANIELLO, Márcio; BASTOS, Valério; MARTINS, Maria de Fátima; PIRAUX, Marc, CANTALICE, Luciana. Projeto de Pesquisa Acompanhamento, monitoramento e avaliação da evolução e qualidade dos resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais – PDSTR no Território da Borborema (Paraíba). Relatório Final. Campina Grande, GPAD/UFCG; Brasília, SGE/SDT/MDA, 2014.

CANIELLO, Márcio; PIRAUX, Marc; BASTOS, Valério. Identidade e diversidade no Território da Cidadania da Borborema (PB). Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, Vol. 34, Nº 01, jan-jun/2014.

CANIELLO, Márcio. Identidade e qualidade de vida nos Territórios da Cidadania. Sociologias. Porto Alegre, ano 18, Nº 43, set/dez 2016.

_____, Márcio. Projeto de pesquisa e extensão: acompanhamento, assessoramento e monitoramento das instâncias de gestão social do Territórios da Borborema, Curimataú e Seridó paraibano (Paraíba). Relatório Final. UFCG. Campina Grande, 2017.

DELGADO, Nelson Giordano. “Sociedade civil, estado e protagonismo institucional no desenvolvimento territorial: avanços e obstáculos no caso do território rural da Borborema/PB”. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, Vol. 29, Nº 01, jan-jun/2010.

DELGADO, Nelson Giordano e LEITE, Sérgio Pereira. O Pronat e o PTC: possibilidades, limites e desafios das políticas territoriais para o desenvolvimento rural. In: GRISA, Catia [e] SCHNEIDER, Sergio (Orgs.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

FRUTUOSO, Rosana Fernandes de Oliveira. Camponeses e políticas públicas: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Remígio – PB. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, 2019.

PERAFÁN, Mireya et. al. Doze anos do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário do Brasil: como vamos? Santiago, Chile, Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural (RIMISP), 2015.

PIRAUX, Marc e MIRANDA, Roberto de Sousa. “A longa emergência da agricultura familiar: relações entre atividade agrícola, atores sociais e formas de intervenção do Estado no Agreste Paraibano”, Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, Vol. 30, Nº 02, jul-dez/2010.

SILVA, Marcos Alexandre Pimentel. Os efeitos da política na construção de políticas públicas ou o que resta das políticas públicas em tempo de desmonte do desenvolvimento territorial. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Curitiba: ISSN 1980-4555, 2017.

SOUZA, Rony W F de. Camponeses e políticas públicas: o programa de aquisição de alimentos (PAA) no Território da Borborema – PB. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2019.

WEBER, Max. Economy and society: an outline of interpretive sociology. ROTH, G. & WITTICH, C. (eds.). Berkeley; Los Angeles; London, University of California Press, 1978.

WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na ciência - 1904. In: Metodologia das Ciências Sociais. Campinas: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Souza, R. W. F. de, & Frutuoso, R. F. de O. (2023). A política territorial e o Fórum da Borborema: experiência e discussões. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 80–103. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15363

Edição

Seção

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS