A horta escolar promovendo a educação ambiental e alimentar de crianças da Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa no Distrito de Picadinha – Dourados/MS
Palavras-chave:
Ambiente escolar, Alimentação saudável, ConscientizaçãoResumo
A educação ambiental pode ser uma alternativa que apresenta grande êxito quando aplicada na escola por meio de projetos, como as hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo promover a educação ambiental e alimentar, bem como, despertar valores sociais através da horta escolar em alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa, distrito de Picadinha, Dourados-MS. A ação aconteceu nos meses de abril, maio e junho de 2013, com encontros semanais, envolvendo atividades de sensibilização, como conversas informais, e práticas, como a criação de canteiros e semeadura nos mesmos, todos com participação direta das crianças. As hortaliças plantadas, além de atender a solicitação dos alunos, visaram atender a necessidade da escola. A proposta da horta foi aceita com muito entusiasmo pelas crianças. Assim, ao ajudarem na manutenção da horta notava-se a satisfação delas em fazer algo que seria bom para a escola e para elas mesmas. Pode-se dizer que ocorreu de fato uma interação entre os funcionários, professores e alunos, além dos alunos passarem a desenvolver responsabilidades sociais. Conclui-se que os alunos se tornaram capazes de entender a importância de manter uma alimentação saudável, sendo possível também despertar valores sociais nos alunos.
Downloads
Referências
ALBIERO, K. A. & ALVES, F. S. Formação e desenvolvimento de hábitos alimentares em crianças pela educação nutricional. Revista Nutrição em Pauta, São Paulo, p. 17-21, 2007.
BERNA, V. S. D. Como trabalhar com projetos em educação ambiental. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações para implantação e implementação da horta escolar. Caderno 2. Projeto Educando com a Horta Escolar. FNDE/MEC e FAO. Brasília, 2009.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 1998. 400p.
IRALA, C. H.; FERNANDEZ, P. M.; RECINE, E. Manual para as escolas. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis – Horta. Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Nutrição. Brasília, 2001.
MOREIRA-CONEGLIAN, I. R.; DINIZ, R. E. S.; BICUDO, L. R. H. Educação ambiental em praça pública no município de Botucatu/SP. Revista Ciências em Extensão, v.1, n.1,p. 39-52, 2004.
MORGADO, F; S. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.extensio.ufsc.br/20081/A-hortaescolar.pdf> Acesso em: 13 abr. 2013.
DEBONI, F.; MELLO, S. S.; TRAJBER, R. Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Com-Vida na Escola: a geração do futuro atua no presente. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Cuiabá, n. 4, p. 26-32, 2009.
KASSAOKA, D. Projeto estadual hortalimento manual prático de implantação. São Paulo: CODEAGRO, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Julielen Zanetti Brandani, Leandro Darc da Silva, Simone da Silva Gomes, Vinícius Soares de Oliveira, Zefa Valdivina Pereira, Valter Vieira Alves Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.