A horta escolar promovendo a educação ambiental e alimentar de crianças da Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa no Distrito de Picadinha – Dourados/MS

Autores

  • Julielen Zanetti Brandani Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Leandro Darc da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Simone da Silva Gomes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Vinícius Soares de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Zefa Valdivina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Valter Vieira Alves Junior Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Alimentação saudável, Conscientização

Resumo

A educação ambiental pode ser uma alternativa que apresenta grande êxito quando aplicada na escola por meio de projetos, como as hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo promover a educação ambiental e alimentar, bem como, despertar valores sociais através da horta escolar em alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa, distrito de Picadinha, Dourados-MS. A ação aconteceu nos meses de abril, maio e junho de 2013, com encontros semanais, envolvendo atividades de sensibilização, como conversas informais, e práticas, como a criação de canteiros e semeadura nos mesmos, todos com participação direta das crianças. As hortaliças plantadas, além de atender a solicitação dos alunos, visaram atender a necessidade da escola. A proposta da horta foi aceita com muito entusiasmo pelas crianças. Assim, ao ajudarem na manutenção da horta notava-se a satisfação delas em fazer algo que seria bom para a escola e para elas mesmas. Pode-se dizer que ocorreu de fato uma interação entre os funcionários, professores e alunos, além dos alunos passarem a desenvolver responsabilidades sociais. Conclui-se que os alunos se tornaram capazes de entender a importância de manter uma alimentação saudável, sendo possível também despertar valores sociais nos alunos.

Downloads

Referências

ALBIERO, K. A. & ALVES, F. S. Formação e desenvolvimento de hábitos alimentares em crianças pela educação nutricional. Revista Nutrição em Pauta, São Paulo, p. 17-21, 2007.

BERNA, V. S. D. Como trabalhar com projetos em educação ambiental. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações para implantação e implementação da horta escolar. Caderno 2. Projeto Educando com a Horta Escolar. FNDE/MEC e FAO. Brasília, 2009.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 1998. 400p.

IRALA, C. H.; FERNANDEZ, P. M.; RECINE, E. Manual para as escolas. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis – Horta. Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Nutrição. Brasília, 2001.

MOREIRA-CONEGLIAN, I. R.; DINIZ, R. E. S.; BICUDO, L. R. H. Educação ambiental em praça pública no município de Botucatu/SP. Revista Ciências em Extensão, v.1, n.1,p. 39-52, 2004.

MORGADO, F; S. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.extensio.ufsc.br/20081/A-hortaescolar.pdf> Acesso em: 13 abr. 2013.

DEBONI, F.; MELLO, S. S.; TRAJBER, R. Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Com-Vida na Escola: a geração do futuro atua no presente. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Cuiabá, n. 4, p. 26-32, 2009.

KASSAOKA, D. Projeto estadual hortalimento manual prático de implantação. São Paulo: CODEAGRO, 2006.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Brandani, J. Z., Silva, L. D. da, Gomes, S. da S., Oliveira, V. S. de, Pereira, Z. V., & Alves Junior, V. V. (2014). A horta escolar promovendo a educação ambiental e alimentar de crianças da Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa no Distrito de Picadinha – Dourados/MS. RealizAção, 1(2), 01–09. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/3275

Edição

Seção

Artigos