O discurso como objeto de estudo e instrumento metodológico nas Relações Internacionais

Autores

  • Lucas Amaral Batista Leite Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUCSP).

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Securitização. Pós-Estruturalismo.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar teorizações acerca do papel do discurso que possam servir de ferramenta para o estudo das Relações Internacionais (RI). Dessa forma, apresentaremos uma breve discussão sobre o papel da linguagem e do discurso nas interações sociais e como esses elementos se ligam à discussão de identidade existente dentro da disciplina. Não será nosso foco exaurir as possibilidades acerca do “discurso” como método ou como proposta de análise dentro das Relações Internacionais, mas demonstrar que já existem autores trabalhando nesse sentido e que mesmo nas áreas consideradas mais ligadas ao estudo de teorias mais positivistas, novas possibilidades se abrem para os pesquisadores das RI. Nesse sentido, apresentamos uma variação entre a utilização do discurso como ferramenta de estudo em teorias das RI, de uma proposta com elementos específicos como a “Securitização” da Escola de Copenhagen, aos estudos pós-estruturalistas de Lene Hansen e David Campbell, mais críticos em relação à estabilidade dos discursos e das estruturas que eles formam. Esperamos com isso, demonstrar que além de já existir uma teorização acerca do discurso nas RI, também é possível pensar em um método próprio da área para a análise de fenômenos relacionados à política internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Amaral Batista Leite, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUCSP).

Mestrando em Relações Internacionais, graduado na PUC-MINAS em Relações Internacionais; integrante do GEDES - Grupo de Estudos de Defesa e Segurança.

Downloads

Publicado

2012-10-05

Como Citar

Leite, L. A. B. (2012). O discurso como objeto de estudo e instrumento metodológico nas Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 182–207. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/1630

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Relações Internacionais: Ensinos e Agendas