Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai

STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609

Palavras-chave:

História da Educação, Infância, Fronteira

Resumo

A constituição da história da educação está ligada às transformações sociais, culturais e políticas que acontecem na sociedade. Consequentemente, a história da educação para a infância e a história das instituições educativas que se organizaram para atender a este grupo específico também se relacionam às mudanças ocorridas no meio que as acolhe. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer a história da educação para a infância na fronteira Brasil e Paraguai, refletindo sobre algumas particularidades que a constituem e também compõem a história da educação fronteiriça. Através de pesquisas mais amplas, relacionadas ao desenvolvimento da tese de doutorado “Trajetórias de Formação de Professoras da Infância na Fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY” (SILVA, 2020) e do trabalho de conclusão de curso “A Educação para a Infância no Contexto Fronteiriço entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Algumas Reflexões” (RODRIGUES, 2021), além de pesquisas bibliográficas respaldadas por revistas e livros digitais, artigos científicos, teses e dissertações que se aproximaram da temática, buscamos compreender como os
países apresentados organizaram esses espaços educativos e como as relações sociais e culturais influenciaram a constituição histórica das mesmas. Os resultados encontrados demonstraram poucos estudos sobre a temática nesta região, especialmente no que se refere a pesquisas e publicações voltadas para a fronteira de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), evidenciando assim
a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática e expandir o leque de investigações e aprendizagens sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCE, Alessandra. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 13 set. 2021.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro:Guanabara, 1981.

BALLER, Leandro. Fronteira e Fronteiriços: a construção das relações socioculturais entre brasileiros e paraguaios (1945-2014). Curitiba, PR: CRV, 2014.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/ponta-pora/panorama>. Acesso em: 16 de jan. de 2021.

BRASIL, Constituição Brasileira. Brasília, 1988. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL, Ministério da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jan. de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei. Acesso em: dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CARDOZO, Efraim. Apuntes de la Historia Cultural del Paraguay. Paraguay: Editorial El Lector, 1996.

CDIF - Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (2011). Disponível em: http://cdif.blogspot.com/search/label/. Acesso em: 07 jan. 2021.

CORSARO, William. O estudo sociológico da infância. In: CORSARO, William. Sociologia da Infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DGEEC - Dirección General de Estadísticas, Encuestas y Censos. Assunção, Paraguay, 2015. Paraguay. Proyección de La Población por Sexo y Edad, Según Distrito, 2000-2025. Revisión 2015. Disponível em: https://www.dgeec.gov.py/microdatos/indicador.php?ind=MTY=. Acesso em: 17 de out. de 2020.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Volume 1: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

KISHIMOTO, Tizuko M. A pré-escla em São Paulo (1877-1940). São Paulo: Loyola, 1988.

KUHLMANN JUNIOR, M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JUNIOR, M.; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: MONARCHA, Carlos (org.). Educação da infância brasileira: 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção Contemporânea).

KUHLMANN JUNIOR, M. Instituições Pré-escolares Assistencialistas no Brasil (1822-1922). Cad. Pesq., São Paulo, 780, p. 17-26, ago. 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1027/1035. Acesso em: 23 out. 2021.

MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na história do Brasil,1726-1950. In: FREITAS, Marcos Cesar (Org.). História Social da Infância no Brasil. 3.ed. São Paulo: editora Cortez, 2001.

PARAGUAY. MEC/PY - Ministerio de Educación y Cultura. Marco Curricular de la Educación Inicial. 2005. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/9517. Acesso em: 10 jan. 2022.

PARAGUAY. Constitución de la República de Paraguay, 1992. Disponível em: http://jme.gov.py/transito/leyes/1992.html . Acesso em: 18 out. 2021.

PARAGUAY. MEC/PY. MEC - BID (2005), Marco Curricular de la Educación Inicial. Programa de Mejoramiento de la Educación Inicial y Preescolar, Asunción.

PARAGUAY. Ley General de Educación, 1998. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms/. Acesso em: 17 out. 2021.

PARAGUAY. Ley N° 1.680/01. Código de La Niñez y la Adolescencia. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cmsmec/wp-content/uploads/2010/02/codigoinfancia.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de estudos da criança, 1997.

RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RODRIGUES, Natália A. A Educação para a Infância no Contexto Fronteiriço entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Algumas Reflexões. 2021. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CPPP.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. Infância (in)visível. Araraquara, SP: Editora Junqueira Martins, 2007.

SEBRAE/MS. Mato Grosso do Sul sem fronteiras: características e interações territoriais: Brasil, Bolívia, Paraguai. (org. SEBRAE/MS)1. 1.ed. Campo Grande, MS: Visão: SEBRAE, 2010.

SILVA, Luciene Cléa da. Trajetórias de Formação de Professoras da Infância na Fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2020. Disponível no Repositório Institucional da UFGD em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/biblioteca/repositorio.

Downloads

Publicado

2002-12-12

Como Citar

SILVA, L. C. da, SARAT, M., & RODRIGUES, N. A. (2002). Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai: STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(19), 19–42. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE