Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai

STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609

Palabras clave:

História da Educação, Infância, Fronteira

Resumen

A constituição da história da educação está ligada às transformações sociais, culturais e políticas que acontecem na sociedade. Consequentemente, a história da educação para a infância e a história das instituições educativas que se organizaram para atender a este grupo específico também se relacionam às mudanças ocorridas no meio que as acolhe. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer a história da educação para a infância na fronteira Brasil e Paraguai, refletindo sobre algumas particularidades que a constituem e também compõem a história da educação fronteiriça. Através de pesquisas mais amplas, relacionadas ao desenvolvimento da tese de doutorado “Trajetórias de Formação de Professoras da Infância na Fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY” (SILVA, 2020) e do trabalho de conclusão de curso “A Educação para a Infância no Contexto Fronteiriço entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Algumas Reflexões” (RODRIGUES, 2021), além de pesquisas bibliográficas respaldadas por revistas e livros digitais, artigos científicos, teses e dissertações que se aproximaram da temática, buscamos compreender como os
países apresentados organizaram esses espaços educativos e como as relações sociais e culturais influenciaram a constituição histórica das mesmas. Os resultados encontrados demonstraram poucos estudos sobre a temática nesta região, especialmente no que se refere a pesquisas e publicações voltadas para a fronteira de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), evidenciando assim
a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática e expandir o leque de investigações e aprendizagens sobre o assunto.

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Biografía del autor/a

Luciene Cléa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Natália Alvarenga Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Citas

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Silva, L. C. da, Sarat, M., & Rodrigues, N. A. (2022). Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai: STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 19–42. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609

Número

Sección

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE