Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343

Palabras clave:

Políticas Curriculares. Reforma do Ensino Médio. BNCC. Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Resumen

O presente texto tem como objetivo compreender sobre as políticas curriculares para o ensino médio, no que se refere às mudanças ocorridas na área do conhecimento Ciências da Natureza e suas tecnologias no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental e bibliográfica no qual a análise se desenvolveu a partir de documentos oficiais e fontes bibliográficas que abordam o tema. O referencial teórico adotado compreende o objeto de análise a partir do contexto histórico de produção das reformas educacionais no país, sobretudo a partir da reforma do Ensino Médio e da aprovação da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Silveira Bonacazata Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada no Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI-CNPq).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pós-Doutora em Educação (UFPR) com estágio pós-doutoral na Universidade de Salamanca-Espanha.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI)

Citas

ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: EDUC, 1988.

ANTUNES, R. Da educação utilitária fordista à da multifuncionalidade liofilizada. Trabalho Encomendado GT11 - Política de Educação Superior. 38ª Reunião Nacional da ANPED. São Luis do Maranhão: UFMA, 2017. Disponível em:

http://38reuniao.anped.org.br/programacao/2?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=14. Acesso em: 03/09/2019.

ARAGÃO, M. A. de S. O princípio do poluidor-pagador. Pedra angular da política comunitária do ambiente. São Paulo: Coimbra, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 09 de Jun. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Acesso em: 09 de Jun. 2019.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 06 de Jun. 2019.

BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 09 de Jun 2019.

BRASIL. Medida provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 09 de Jun. 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 11/2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_minuta_cne.pdf. Acesso em: 09 de Jun. 2019.

BRASIL. Parecer nº 1.570 de 21 de dezembro de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78631-pcp015-17-pdf/file. Acesso em: 03 de Jun 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 03 de Jun. 2019.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481-rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 de Jun. 2019.

CRISSIUMA, A. L.; ALMEIDA, E. C. P. Experimentação e bem-estar animal – artigo de revisão. Saúde & Ambiente em Revista, Duque de Caxias, v. 1, n. 2, 2006, p. 1-10.

CURY, C. R. J. As categorias. In: _______. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar. São Paulo: EDUSP, 1980.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L.; LOMBARDI, J. C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. Acesso em: 3 de Jun 2019.

KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. XI Anped Sul – Reunião Científica Regional da Anped: educação, movimentos sociais e políticas governamentais, UFPR, Curitiba, 24-27 jul. 2016

LOPES, A. C. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In LOPES, A. C. e MACEDO, E. (orgs.) Disciplinas e integração curricular. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MARCONDES, M. E. R. As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, 2018, p. 269-284.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Estaduais. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1. Acesso em: 06 de Jun. 2019.

SANTOS, B. de. S. Introdução a uma ciência pós moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007, p.152-165. Acesso em: 6 de Jun 2019.

VICENTE, V. R. R. Políticas educacionais para o ensino médio: as implicações da Lei n° 13.415/2017. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – 2019 . Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Santos, M. S. B., & Moreira, J. A. da S. (2020). Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 61–80. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343

Número

Sección

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios