A concepção de gestão educacional e do Conselho Escolar no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Autores

  • Katielly Patricia de Mello
  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9989

Palavras-chave:

educação básica, gestão democrática, conselho escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a concepção de gestão educacional democrática e do Conselho Escolar no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Isso por meio de levantamento bibliográfico e da pesquisa documental. Concluímos que a concepção de gestão educacional e do Conselho Escolar presente no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como concepção de gestão a democrática consoante a apresentada na literatura educacional supramencionada, ou seja, a participação da comunidade escolar direta e indiretamente no espaço educacional em todas as ações e tomadas de decisão. Tanto a literatura educacional como o PNFCE apresentam os Conselhos Escolares como importantes instrumentos de democratização que possibilitam a participação da comunidade escolar, o diálogo, trabalho coletivo, a autonomia e a descentralização do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katielly Patricia de Mello

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

possui graduação, especialização e mestrado em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora da Faculdade de Educação da UFGD, atuando na graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação.

Referências

ALVES, Andréia Vicência Vitor. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. Dourados-MS: Editora da UFGD, 2014.

ALVES, Andréia Vicência Vitor. As formulações para a gestão da educação básica no estado de Mato Grosso do Sul em interseção com as ações da União (1988-2014). 2015. Tese ( Doutorado em Educação)- Departamento de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

BRASIL. Ministério da educação. Conselhos escolares. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32665-participacao-dos-pais-no-conselho-escolar> Acesso em 25 de Jun de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/ CEAD, 2004.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos conselhos escolares- Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília-DF. 2004. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf> Acesso em 15 de Out. de 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica.. Programa Nacional de Fortalecimento dos conselhos escolares- Democratização da escola e construção da cidadania. Brasília-DF. 2004. Disponível em < portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf

> Acesso em 15 de Out. de 2018.

CURY, Carlos Jamil. Gestão democrática da educação: experiências e desafios. Revista brasileira de política e gestão da educação, ANPAE, São Bernardo do Campo, v.18, n. 2, p.163-174, jul./dez. 2002.

DAVIS, Cláudia... [et al]; Sofia Lerche Vieira. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

LUCK, Heloísa... [et al.] A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 10.ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da Escola Pública. 3ª ed. São Paulo: Xamã,1995.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselhos Escolares: implicações na gestão da Escola Básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Mello, K. P. de, & Alves, A. V. V. (2019). A concepção de gestão educacional e do Conselho Escolar no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 202–215. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9989

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo