O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?

Autores

  • Ana Paula Pachega da Silva Albuquerque UFGD
  • Thaise da Silva UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8040

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.

Resumo

O presente estudo tem a intenção de analisar dois livros didáticos elaborados para a Educação Infantil de escolas particulares de Dourados/MS, observando como as questões que envolvem a alfabetização e o letramento são trabalhadas nestes materiais. Para tanto, adota como aporte teórico os referenciais dos estudos sobre letramento tendo como principais autores: Soares (1999, 2007), Ferreiro (1999, 2001), entre outros. Os objetivos propõem analisar as concepções de alfabetização e letramento e observar as ideias teóricas utilizadas para a elaboração das atividades. Para realizar esta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental. A partir da investigação realizada pode-se concluir que os livros não são materiais imprescindíveis para a Educação Infantil, os dois materiais analisados não cumprem o papel de alfabetizar ou letrar uma criança, restringindo a maioria de suas atividades a decodificação e cópia de um modelo.

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Biografia do Autor

Ana Paula Pachega da Silva Albuquerque, UFGD

Graduanda em Pedagogia pela UFGD / UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Mestre em Letras - Literatura e Práticas Culturais pela UFGD, Licenciada em Letras com habilitação em Português/Literatura pela UFGD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, ensino e formação de leitores.

Thaise da Silva, UFGD

Pedagoga, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em alfabetização pela Faculdade Porto-alegrense (FAPA). Atua como professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Albuquerque, A. P. P. da S., & Silva, T. da. (2017). O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 5–22. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8040

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo