O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8040Palabras clave:
Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.Resumen
O presente estudo tem a intenção de analisar dois livros didáticos elaborados para a Educação Infantil de escolas particulares de Dourados/MS, observando como as questões que envolvem a alfabetização e o letramento são trabalhadas nestes materiais. Para tanto, adota como aporte teórico os referenciais dos estudos sobre letramento tendo como principais autores: Soares (1999, 2007), Ferreiro (1999, 2001), entre outros. Os objetivos propõem analisar as concepções de alfabetização e letramento e observar as ideias teóricas utilizadas para a elaboração das atividades. Para realizar esta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental. A partir da investigação realizada pode-se concluir que os livros não são materiais imprescindíveis para a Educação Infantil, os dois materiais analisados não cumprem o papel de alfabetizar ou letrar uma criança, restringindo a maioria de suas atividades a decodificação e cópia de um modelo.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Ana Paula Pachega da Silva. A literatura no livro didático do 1° ano do ensino médio: perspectivas da leitura literária. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2012.
BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento em classes de crianças menores de sete anos: direito da criança ou desrespeito à infância? In: GONÇALVES, Adair Vieira.
PINHEIRO, Alexandra Santos. Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011, p. 281-297.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio (Org.). Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
COSTA, Anna Paula; BALDO, Heloísa Helena. 2° período: educação infantil – livro 1. Belo Horizonte: Educacional, 2014.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
GONDIM, Maria da Salete Alves. Lápis na mão: integrado, educação infantil 3. ed. São Paulo: FTD, 2012.
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Linguagens geradoras. In: JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade (Org.). Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 13-20.
KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:
KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de letras, 1995. p. 15-61.
MELLO, Suely Amaral. O processo de aquisição da escrita na educação infantil: contribuições de Vygotsky. In: FARIA, Ana Goulart e MELLO, Suelly Amaral (Orgs.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas-SP: Autores Associados, 2005, p.25- 41.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina. RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79.
SCARPA, Regina. Alfabetizar na Educação Infantil. Pode? Revista Nova Escola, ed. 189, fev. 2006. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/585/alfabetizar-na-educacao-infantil-pode>. Acesso em: dez. de 2017.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura: ensaios. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, Thaise da. Os "novos" discursos sobre alfabetização em análise: os livros de 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2007.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler? Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Literatura e escola: Anti-Lições. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 49-58.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).