Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina

Autores

Palavras-chave:

Docência. Gênero. Crianças pequenas.

Resumo

Este artigo constitui-se de uma pesquisa qualitativa sobre a atuação dos Professores homens na Educação Infantil. O trabalho pretendeu discutir sobre gênero e docência masculina tendo como foco a prática destes Professores na atuação com crianças pequenas. Privilegiou a metodologia de caráter empírico e bibliográfico, realizando uma investigação junto à comunidade escolar de um dos Centros de Educação Infantil do município de Dourados-MS. Por meio desta pesquisa pretendeu-se expandir a discussão sobre a docência masculina nas instituições de Educação Infantil, colaborar com as reflexões sobre a igualdade de gênero, temática esta discutida na atualidade, prioritariamente, ao que se refere a igualdade de oportunidades, desmistificar o pensamento histórico e cultural imposto na sociedade sobre papeis previamente instituídos a homens e mulheres e, principalmente, contribuir para uma prática pedagógica que possa educar independentemente do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre e doutoranda em Educação programa de pós-graduação/PPGEdu da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul/SED.

Bianca Camacho de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Rio Brilhante

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2012), Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2016). Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. Realiza estudos com a temática sobre Gênero, Profissão Docente e Educação Infantil, com ênfase na Docência masculina.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Xavier, N. R., & Almeida, B. C. de. (2017). Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 109–120. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica