Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina

Autores/as

Palabras clave:

Docência. Gênero. Crianças pequenas.

Resumen

Este artigo constitui-se de uma pesquisa qualitativa sobre a atuação dos Professores homens na Educação Infantil. O trabalho pretendeu discutir sobre gênero e docência masculina tendo como foco a prática destes Professores na atuação com crianças pequenas. Privilegiou a metodologia de caráter empírico e bibliográfico, realizando uma investigação junto à comunidade escolar de um dos Centros de Educação Infantil do município de Dourados-MS. Por meio desta pesquisa pretendeu-se expandir a discussão sobre a docência masculina nas instituições de Educação Infantil, colaborar com as reflexões sobre a igualdade de gênero, temática esta discutida na atualidade, prioritariamente, ao que se refere a igualdade de oportunidades, desmistificar o pensamento histórico e cultural imposto na sociedade sobre papeis previamente instituídos a homens e mulheres e, principalmente, contribuir para uma prática pedagógica que possa educar independentemente do gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre e doutoranda em Educação programa de pós-graduação/PPGEdu da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul/SED.

Bianca Camacho de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Rio Brilhante

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2012), Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2016). Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. Realiza estudos com a temática sobre Gênero, Profissão Docente e Educação Infantil, com ênfase na Docência masculina.

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Xavier, N. R., & Almeida, B. C. de. (2017). Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina. Horizontes - Revista De Educação, 4(7), 109–120. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5958

Número

Sección

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica