Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC
THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16612Palavras-chave:
Livro do Professor, Educação Infantil, BNCCResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A forma
simplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.
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