Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC

THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16612

Palavras-chave:

Livro do Professor, Educação Infantil, BNCC

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A forma
simplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Bulcão de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Thaise da Silva, UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado em Educação pala Universidade Estadual do
Mato Grosso do Sul (UEMS, 2017), doutorado em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012),
mestrado em Educação (UFRGS, 2008),
Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e
professora adjunta da área de Currículo da mesma instituição.
E-mail:thaisesilva@ufgd.edu.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8555-3653

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BARBOSA, M. C. S. HORN, M.G.S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed. 2008.

CORDI, A. Pé de brincadeira. Curitiba: Ed. Positivo, 2018.

COSTA, M V., SILVEIRA, R. H., SOMMER, L. H. Estudos Culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, nº 23. p. 36-61, 2003.

DEHEINZELIN, M. et al. Aprender com a criança: Experiência e conhecimento. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2018.

JUNQUEIRA FILHO, G. A. Linguagens Geradoras. Porto Alegre: Mediação, 2006.

MELLO, S. A. O processo de aquisição da escrita na educação Infantil: contribuições de Vygotsky. IN: FARIA, Ana Lúcia Goulart e MELLO, Suely Amaral (org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 23-40.

PEREIRA, M. T. B. F. Letramento em Livros Didáticos para a Educação Infantil: Possibilidades instauradas com textos poéticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco.

PINTO, A. Cadê? Achou! Educar, cuidar e Brincar na ação pedagógica da creche. 2018.

REYS, Yolanda. A casa imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. 1. Ed. São Paulo: Global, 2010.

ROSSET; J. M et al. Práticas comentadas para inspirar. Formação do professor de educação infantil. São Paulo. Ed. Brasil. 2017.

SILVA, T. da. Os “Novos” Discursos sobre Alfabetização em Análise: Os Livros de 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012.

SILVA, T. da. TEIXEIRA, M. P.. Linguagens, oralidade e cultura escrita: um olhar para a educação infantil. In: SARAT, Magda; TROQUEZ, Marta C. C.; SILVA, Thaise da (orgs). Formação Docente para a Educação Infantil: Experiências em curso. Dourados, MS: Ed da UFGD, 2018. p. 193-206.

TRINDADE, I. M. F. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler? Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Oliveira, J. B. de, & Silva, T. da. (2022). Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 80–94. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16612

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE