Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Práticas Pedagógicas. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação e para formar alunos com capacidade de realização de uma leitura mais crítica acerca do meio que vivem, facilitando a tomada de decisões da vida cotidiana. O objetivo geral do nosso trabalho investiga relatos sobre as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. É um trabalho de natureza qualitativa com observações e entrevistas semiestruturadas conduzidas com professores da escola municipal selecionada em Vitória, Espírito Santo. A metodologia foi construída a partir das seguintes etapas: fase exploratória; coleta de dados e análise de conteúdo temática proposta por Laurence Bardin. Identificamos dificuldades no que tange à formação inicial e continuada no Ensino de Ciências entre os professores da escola de ensino fundamental. Identificamos também que as práticas pedagógicas relatadas estão mais frequentemente apresentadas de forma fragmentada sem relação com o contexto social e com outras disciplinas. Os relatos ainda indicam o ensino por investigação está pouco presente na escola analisada. Portanto é mais que urgente promover ações afirmativas de formação continuada para o educador na área científica, planejadas e atreladas às práxis cotidianas dos estudantes.

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Biografia do Autor

Isabela Cabral Félix de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (IOC/FIOCRUZ)

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Muline, L. S., & Sousa, I. C. F. de. (2020). Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 161–182. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286

Edição

Seção

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios