Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286

Keywords:

Ensino de Ciências. Práticas Pedagógicas. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Base Nacional Comum Curricular.

Abstract

Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação e para formar alunos com capacidade de realização de uma leitura mais crítica acerca do meio que vivem, facilitando a tomada de decisões da vida cotidiana. O objetivo geral do nosso trabalho investiga relatos sobre as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. É um trabalho de natureza qualitativa com observações e entrevistas semiestruturadas conduzidas com professores da escola municipal selecionada em Vitória, Espírito Santo. A metodologia foi construída a partir das seguintes etapas: fase exploratória; coleta de dados e análise de conteúdo temática proposta por Laurence Bardin. Identificamos dificuldades no que tange à formação inicial e continuada no Ensino de Ciências entre os professores da escola de ensino fundamental. Identificamos também que as práticas pedagógicas relatadas estão mais frequentemente apresentadas de forma fragmentada sem relação com o contexto social e com outras disciplinas. Os relatos ainda indicam o ensino por investigação está pouco presente na escola analisada. Portanto é mais que urgente promover ações afirmativas de formação continuada para o educador na área científica, planejadas e atreladas às práxis cotidianas dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabela Cabral Félix de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (IOC/FIOCRUZ)

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

BRASIL. Base Curricular Comum Nacional: educação é a base. Ministério da Educação, 2018.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Editora Aique, Argentina, 1991.

CHASSOT, A. Ensino de ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. In: LOPES, A. C. e MACEDO, E. (orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004, p. 13-44.

FABRI, F.; SILVEIRA, E. M. C. F. O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências – V18(1), pp. 77-105, 2013.

FERNANDES, R. C. A.; NETO, J. M. Inovações Pedagógicas no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências –XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC–3 a 6 de julho de 2017.

FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISMANN, H. Didática das ciências naturais. Contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDSCHMIDT, A, I. O Ensino de Ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. UFSM, 2012.

GOMES, R. Análise e interpretação dos dados de pesquisa qualitativa. In: Deslandes, Suely Ferreira (Org). Pesquisa social: teoria, método e atividade. 34. Ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

INEP/MEC. Relatório Brasil no PISA 2018. Versão Preliminar. Brasília, 2019.

KRASILCHICK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Revista São Paulo Em Perspectiva. v. 14, n. 1, 85-93. 2000.

KRASILCHICK, M; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar : ciência e cotidiano / Alice Ribeiro Casimiro Lopes. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, M. V.; NASCIMENTO, M. S.; BENTO, L. Educação em Ciência e as “Novas” Tecnologias. REVISTA PRÁXIS | ano V | nº 9 | junho de 2013.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Deslandes, Suely Ferreira (org.). Pesquisa social: teoria, método e atividade. 34. Ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, S. S.; BASTOS, F. Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto à sua formação em serviço. In: BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de professores e práticas pedagógicas no Ensino de Ciências – contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SOMAVILLA, A. S.; ZARA, R. A. Ciências e o Ensino de Ciências no Brasil. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, 2016.

UNESCO. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005.

VEIGA, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, maio/ago. 2014.

Published

2020-07-01

How to Cite

Muline, L. S., & Sousa, I. C. F. de. (2020). Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 161–182. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286

Issue

Section

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios