A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sexualidade. Educação Sexual.

Resumo

O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na nova Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) inicialmente se destaca pelo compromisso do letramento científico, da abordagem investigativa, e também, da progressão de aprendizagem. No entanto, no que se refere as temáticas da sexualidade, as mesmas foram excluídas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, numa tentativa de elencar os reflexos dessa exclusão, o texto apresenta direcionamentos para este trabalho em sala de aula, evidenciando a necessidade do compromisso de um trabalho efetivo e sistemático para além do que nos foi vetado no/para o Ensino de Ciências e demais áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Apresentação. Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC-SEF, 1998.

CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; RIBEIRO, Claudia. Sexualidade(s) e infância(s): a sexualidade como um tema transversal. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. 2 ed. Londrina, PR: Eduel, 2014.

KIPNISI, Laura. Contra o amor. Tradução Ryta Vinagre. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

NASCIMENTO, Flávio; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de (2010). Ensino de Ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR [On-line] 39, 225- 249.

NUNES, César Aparecido. Filosofia, sexualidade e educação: As relações entre os

pressupostos ético-sociais e histórico-culturais presentes nas abordagens institucionais sobre

educação sexual escolar. Tese de doutorado em Educação. Campinas: Unicamp, 1996.

RIBEIRO, Claudia. A fala da criança sobre sexualidade humana: o dito, o explícito e o oculto. Campinas: Mercado de Letras, 1996

SILVA, Ricardo Desidério da. Educação Audiovisual da Sexualidade: olhares a partir do Kit Anti-Homofobia. 2015, 144 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara-SP, 2015.

SOARES, Zilene Moreira Pereira; SANTOS, Nathany Ribeiro Lima dos; PEREIRA, Sara. Documentos curriculares oficiais assegurando a abordagem de gênero e sexualidade para a educação básica: um olhar para o ensino de ciências.. In: V Simpósio Gênero e Políticas Públicas, 2018, Londrina - PR. Anais V Simpósio Gênero e Políticas Públicas, 2018.

WEREBE, Maria José Garcia. Sexualidade, Política, Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Silva, R. D. da. (2020). A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 98–112. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282

Edição

Seção

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios