A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sexualidade. Educação Sexual.

Resumen

O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na nova Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) inicialmente se destaca pelo compromisso do letramento científico, da abordagem investigativa, e também, da progressão de aprendizagem. No entanto, no que se refere as temáticas da sexualidade, as mesmas foram excluídas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, numa tentativa de elencar os reflexos dessa exclusão, o texto apresenta direcionamentos para este trabalho em sala de aula, evidenciando a necessidade do compromisso de um trabalho efetivo e sistemático para além do que nos foi vetado no/para o Ensino de Ciências e demais áreas do conhecimento.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Silva, R. D. da. (2020). A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 98–112. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282

Número

Sección

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios