Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.

Resumo

A Educação Especial brasileira adquire caráter de modalidade de ensino a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Essa configuração da educação básica passa a demandar novos processos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial. Ancorada em abordagem qualitativa, a presente investigação recorre à pesquisa documental e tem por objetivo analisar a configuração da formação dos professores para educação especial, fez-se a identificação e análise da educação especial nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O corpus documental compõe-se de: a) Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005 de 2014); Resolução nº 2 de 2015; c) PPC de 17 licenciaturas ofertadas pela UFGD. Argumenta-se que a partir da aprovação do Plano Nacional da Educação (2014 a 2024), mais especificamente da Meta 4 que trata da inclusão, os cursos de licenciatura passaram a incluir a disciplina de educação especial. Para captar o lugar da Educação Especial nos processos de formação de professores, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levantando os principais documentos e trabalhos já desenvolvidos que pudessem colaborar com o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se que se vive um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. A educação especial requer mudanças no ensino aprendizagem e, para isso, o professor deve ser preparado adequadamente através de um processo permanente de desenvolvimento profissional que envolve a formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, contemplando as necessidades de alunos com deficiência. Constata-se, a partir da pesquisa realizada que todas as licenciaturas possuem em sua matriz curricular disciplinas de Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylena Freitas Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2019). Atualmente cursa a Especialização em Coordenação Pedagógica pela UEMS.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional,, formação de professores, PNE, Educação Escolar Indígena, Paulo Freire e Educação Básica.

Referências

BRASIL. CNE/CP.PARECER nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 14 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino. Planejando a Próxima Década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. MEC/SASE. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf.

BRASIL. Parecer nº 21/2009/CONADE/SEDH/PR. Terminologia adequada para designar as pessoas com deficiência. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/41/docs/parecer_-_mudanca_da_nomeclatura.pdf

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 nov. 2019.

DINIZ, Margareth. Formação docente para Atendimento Educacional às crianças que apresentam deficiências e/ou necessidades específicas: do discurso universal ao caso a caso. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes de (orgs.). Formação de professores(as) e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Pereira. O campo da pesquisa sobre formação de professores. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes de (orgs.). Formação de professores(as) e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A universidade e a formação de professores: uma discussão necessária. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes de (orgs.). Formação de professores(as) e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FORMOSINHO, João. (Coord). Formação de professores. Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’água, 1997.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cad. CEDES, Maio 2014, vol.34, no.93, p.207-224.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/. Acesso em: 14 nov. 2019.

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Rev. bras. educ. espec., set. 2014, vol.20, n.3, p.341-356.

THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTA, Fabiane Adela Tonetto. A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.201-214.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Dourados, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso de Ciências Sociais Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico Curricular. Curso de Habilitação em Ciências Humanas e Natureza, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico Curricular da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu (Viver com Sabedoria), Universidade Federal da Grande Dourados, FAIND, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso Geografia Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS:UFGD, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso História Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso De Graduação em Pedagogia - Licenciatura. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Letras (Português Inglês/ Português Literatura). Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. Dourados, MS: UFGD, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Libras (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Araújo, M. F., & Militão, A. N. (2020). Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 245–264. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo