Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558

Palabras clave:

Formação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.

Resumen

A Educação Especial brasileira adquire caráter de modalidade de ensino a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Essa configuração da educação básica passa a demandar novos processos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial. Ancorada em abordagem qualitativa, a presente investigação recorre à pesquisa documental e tem por objetivo analisar a configuração da formação dos professores para educação especial, fez-se a identificação e análise da educação especial nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O corpus documental compõe-se de: a) Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005 de 2014); Resolução nº 2 de 2015; c) PPC de 17 licenciaturas ofertadas pela UFGD. Argumenta-se que a partir da aprovação do Plano Nacional da Educação (2014 a 2024), mais especificamente da Meta 4 que trata da inclusão, os cursos de licenciatura passaram a incluir a disciplina de educação especial. Para captar o lugar da Educação Especial nos processos de formação de professores, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levantando os principais documentos e trabalhos já desenvolvidos que pudessem colaborar com o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se que se vive um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. A educação especial requer mudanças no ensino aprendizagem e, para isso, o professor deve ser preparado adequadamente através de um processo permanente de desenvolvimento profissional que envolve a formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, contemplando as necessidades de alunos com deficiência. Constata-se, a partir da pesquisa realizada que todas as licenciaturas possuem em sua matriz curricular disciplinas de Educação Especial.

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Biografía del autor/a

Mylena Freitas Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2019). Atualmente cursa a Especialização em Coordenação Pedagógica pela UEMS.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional,, formação de professores, PNE, Educação Escolar Indígena, Paulo Freire e Educação Básica.

Citas

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UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Araújo, M. F., & Militão, A. N. (2020). Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 245–264. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo