Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558Palabras clave:
Formação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.Resumen
A Educação Especial brasileira adquire caráter de modalidade de ensino a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Essa configuração da educação básica passa a demandar novos processos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial. Ancorada em abordagem qualitativa, a presente investigação recorre à pesquisa documental e tem por objetivo analisar a configuração da formação dos professores para educação especial, fez-se a identificação e análise da educação especial nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O corpus documental compõe-se de: a) Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005 de 2014); Resolução nº 2 de 2015; c) PPC de 17 licenciaturas ofertadas pela UFGD. Argumenta-se que a partir da aprovação do Plano Nacional da Educação (2014 a 2024), mais especificamente da Meta 4 que trata da inclusão, os cursos de licenciatura passaram a incluir a disciplina de educação especial. Para captar o lugar da Educação Especial nos processos de formação de professores, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levantando os principais documentos e trabalhos já desenvolvidos que pudessem colaborar com o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se que se vive um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. A educação especial requer mudanças no ensino aprendizagem e, para isso, o professor deve ser preparado adequadamente através de um processo permanente de desenvolvimento profissional que envolve a formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, contemplando as necessidades de alunos com deficiência. Constata-se, a partir da pesquisa realizada que todas as licenciaturas possuem em sua matriz curricular disciplinas de Educação Especial.
Descargas
Citas
BRASIL. CNE/CP.PARECER nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 14 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino. Planejando a Próxima Década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. MEC/SASE. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf.
BRASIL. Parecer nº 21/2009/CONADE/SEDH/PR. Terminologia adequada para designar as pessoas com deficiência. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/41/docs/parecer_-_mudanca_da_nomeclatura.pdf
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 nov. 2019.
DINIZ, Margareth. Formação docente para Atendimento Educacional às crianças que apresentam deficiências e/ou necessidades específicas: do discurso universal ao caso a caso. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes de (orgs.). Formação de professores(as) e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Pereira. O campo da pesquisa sobre formação de professores. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes de (orgs.). Formação de professores(as) e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A universidade e a formação de professores: uma discussão necessária. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes de (orgs.). Formação de professores(as) e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FORMOSINHO, João. (Coord). Formação de professores. Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’água, 1997.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cad. CEDES, Maio 2014, vol.34, no.93, p.207-224.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/. Acesso em: 14 nov. 2019.
ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Rev. bras. educ. espec., set. 2014, vol.20, n.3, p.341-356.
THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTA, Fabiane Adela Tonetto. A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.201-214.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Dourados, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso de Ciências Sociais Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico Curricular. Curso de Habilitação em Ciências Humanas e Natureza, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico Curricular da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu (Viver com Sabedoria), Universidade Federal da Grande Dourados, FAIND, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso Geografia Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS:UFGD, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso História Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico de Curso De Graduação em Pedagogia - Licenciatura. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Letras (Português Inglês/ Português Literatura). Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. Dourados, MS: UFGD, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Libras (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física (EaD). Dourados, MS: UFGD, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).