Imagens turísticas de Fortaleza/CE: um estudo do Instagram nos hotéis localizados na Avenida Beira Mar

Autores/as

  • Aldira Raquel Paula Maia UECE
  • Marília Frota Ribeiro UECE
  • Natália Lopes Pinheiro UECE
  • Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz USP-ESALQ
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí _ Federal University of Piauí - UFPI, campus Ministro Reis Veloso (Parnaíba, PI). Universidade Estadual do Ceará - UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8920

Palabras clave:

Turismo. Tecnologia. Mídias Sociais. Hotéis.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como a tecnologia e as mídias sociais, mais precisamente o Instagram, contribuem para o desenvolvimento do setor de serviços turísticos e como alguns hotéis da orla da cidade de Fortaleza/CE as utilizam em prol do seu crescimento. Por meio do método de análise de conteúdo, foram investigados 11 hotéis da orla da Beira Mar, local de grande interesse turístico em Fortaleza. O questionário aborda questões a fim de compreender não só a presença da ferramenta, mas, principalmente, o uso e objetivo dela dentro de um planejamento de comunicação. Como principal resultado, percebe-se que, onde existe o uso da ferramenta, a realidade é de pouca interação com os consumidores, além de oportunidades de integração com outras mídias sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldira Raquel Paula Maia, UECE

Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos - UECE

Marília Frota Ribeiro, UECE

Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos - UECE

Natália Lopes Pinheiro, UECE

Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos - UECE

Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, USP-ESALQ

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental – USP

Professora da Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz – USP

Docente/pesquisadora PPGI Ecologia Aplicada CENA/ESALQ/USP

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí _ Federal University of Piauí - UFPI, campus Ministro Reis Veloso (Parnaíba, PI). Universidade Estadual do Ceará - UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS); Mestre em Geografia (UNESP-Rio Claro); Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (SENAC-São Paulo); Bacharel em Turismo (UNIMEP). Professor D.E. na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso no curso de Bacharelado em Turismo. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo da UFPI. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Citas

ADAR, Eytan; ADAMIC, Lada. Tracking information epidemics in blogspace. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2018.

AMATO, Rita de Cássia Fucci; NETO, João Amato. Reestruturação industrial, trabalho e (re) qualificação profissional. São Paulo: Faculdade Carlos Gomes, 2006.

BABIN, B. J.; DARDEN, W. R.; GRIFFIN, M. Work and or fun - measuring hedonic and utilitarian shopping value. Journal of Consumer Research. Vol. 20, N. 4, pp. 644-656, 1994.

BARBOSA, M. de L.; SOUZA, A.; FARIAS, S.; KOVACS, M. Decodificando websites: Como criar uma imagem mental distintiva para os serviços de hotelaria? Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, 7(1), pp. 114-128, jan./abr. 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 7. ed. São Paulo: Senac, 2002.

BENNETT, M. M.; LAI, C. K. The impact of the internet on travel agencies in Taiwan. Tourism and Hospitality Research. V. 6, N. 1, p. 8-23, 2005.

BOYD, D. M.; ELLISON, N. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication. N. 13, pp. 210−230, 2007.

CARRERA, Filipe. Networking – Guia de Sobrevivência Profissional. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

CELESTINO, Isabelly; EMIDIO, Laíse Pires Barros; PERINOTTO, André Riani Costa. A imagem fotográfica e sua influência na escolha do destino turístico: um estudo em Barra Grande – PI. Revista de investigación em turismo y desarrollo local. V. 7, N. 16, junho, 2014.

COOPER, C.; HALL, M. Contemporary Tourism: An International Approach. London: Routledge, 2008.

DEGENNE, A.; FORSÉ, M. Introducing social networks. London: Sage, 1999.

DELLAROCAS, Chrysanthos. The Digitization of Word of Mouth: Promise and Challenges of Online Feedback Mechanisms. Management Science. 49 (October), pp. 1407-1424, 2003.

DINHOPL, Anja; GRETZEL, Ulrike. Selfie-taking as touristic looking. Journal Elsevier. Oxford: Elsevier, 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2018.

FREITAS, Ernani Cesar; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

GANDARA, José Manuel Gonçalvez. A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo. São Paulo, p. 1-22, 2008.

GARTON, L; HAYTHORNTHWAITE, C; WELLMAN, B. Studying Online Social Networks. Journal of computer mediated communication. V. 1, N. 3, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOBE, M.; ZYMAN, S. Emotional Branding: The New Paradigm for Connecting Brands to People. New York: Allworth Press, 2001.

GOLDSMITH, R. E.; HOROWITZ, D. Measuring Motivations for Online Opinion Seeking. Journal of Interactive Advertising. V. 6, N. 2, pp. 1-16, 2006.

GRETZEL, U.; YOO, K. H. Use and Impact of Online Travel Reviews. In: O’CONNOR, Peter; HÖPKEN, Wolfram; GRETZEL, Ulrike (Edts.). Information and Communication Technologies in Tourism 2008. Proceedings of the International Conference in Innsbruck, Austria, Vienna, Springer, pp. 35-46, 2008.

HEITZLER, C. D.; ASBURY, L. D.; KUSNER. S. L. Bringing “play” to life: The use of experiential marketing in the VERB campaign. American Journal of Preventive Medicine, 34, S188-S193, 2008.

HENNING-THURAU, T.; GWINNER, K. P.; WALSH, G.; GREMLER, D. D. Electronic Word-of-Mouth via Consumer-Opinion Platforms: What Motivates Consumers to Articulate Themselves on the Internet? Journal of Interactive Marketing. V. 18, N. 1, pp. 38-52, 2004.

HOLBROOK, M. B. Introduction to consumer value. In: HOLBROOK, M. B. (Ed.). Consumer Value – A Framework for Analysis and Research. London: Routledge, 1999.

KIETZMANN, J. H.; HERMKENS, K.; McCARTHY, I. P.; SILVESTRE, B. S. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business horizons, 54(3), 241-251, 2011.

KOCH, Mirian Regina. Grandes equipamentos comerciais e alterações na estrutura urbana: o caso do Shopping Center Iguatemi em Porto Alegre. Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, V. 32, N. 1, p. 7-32, 2004.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humado. 4. imp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KUAZAQUI, Edmir. Marketing Turístico e de Hospitalidade. São Paulo: Makron Books, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

LONGHINI, F. O.; BORGES, M. P. A influência da internet no mercado turístico: um estudo de caso nas agências de viagens de Piracicaba (SP) e região. Caderno Virtual de Turismo. V. 5, N. 3, 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.

MATHURS, D. C. Naturalistic Philosophies of Experience. St. Louis, MO: Warren H. Green, 1971.

MCINTOSH, A. J.; SIGGS, A. An exploration of the experiential nature of Boutique accommodation. Journal of Travel Research, 44, pp. 174-81, 2005.

MIDDLETON, Victor; CLARKE, Jackie. Marketing de Turismo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

OLIVEIRA, Yuri Rafael de. O Instagram como uma nova ferramenta para estratégias publicitárias. Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 16, 2014, João Pessoa – PB.

PINE, B. J.; GILMORE, J. H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 176, 4, pp. 97-105, 1998.

POULSSON, S. H. G.; KALE, S. H. The experience economy and commercial experiences. The Marketing Review, 4, 3, pp. 267-277, 2004.

QUEIROZ, O. T. M. M. Turismo paisagístico. In: PANOSSO NETTO, A.; ANSARAH, M. Segmentação do mercado turístico. Estilos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009, p. 45-66.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Tempo e Técnica, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2006. Disponível me: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1405610876_ARQUIVO_TrabalhocompletoCBG.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

SILVA, D. B. Redes Sociais Virtuais: um estudo da formação, comunicação e ação social. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP - Universidade de São Paulo, 2011. 119 p. Dissertação (Mestrado).

SILVA, Marcelo Lima da Silva; PERINOTTO, André Riani Costa. A imagem do destino turístico como ferramenta de diferenciação e promoção do turismo: Caso de Barra Grande/PI. Revista PASOS, turismo y patrimonio cultural. V. 14, pp. 417-431, 2016.

WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994.

XIANG, Z.; GRETZEL, U. Role of social media in online travel information Search. Tourism Management, 31, pp. 179-188, 2010.

YILMAZ, Burcu; OZDOGAN, Osman. Blogs as means of information sharing among tourism consumers: the case of turkey. Biennial International Congress of Tourism & Hospitality Management, pp. 1639-1648, 2010.

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Maia, A. R. P., Ribeiro, M. F., Pinheiro, N. L., Queiroz, O. T. M. M., & Perinotto, A. R. C. (2018). Imagens turísticas de Fortaleza/CE: um estudo do Instagram nos hotéis localizados na Avenida Beira Mar. ENTRE-LUGAR, 9(18), 297–315. https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8920

Número

Sección

Artículos