A exploração do carvão mineral em Moçambique, o ciclo das commodities e a crise do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v12i23.14799Palavras-chave:
Mineração. Crise do trabalho. Brasil-Moçambique.Resumo
Esse artigo tem a finalidade de analisar o processo de modernização a partir da exploração de carvão mineral no distrito de Moatize, em Moçambique. A análise apresenta a relação entre Brasil e Moçambique que se estabelece principalmente a partir dos anos 2000 – no contexto do boom das commodities e de expansão do crédito financeiro –, apresenta os principais conglomerados que exploram a mercadoria no país africano e os impactos locais analisados sobretudo pela categoria trabalho. A pesquisa expõe como o desenvolvimento das técnicas produtivas possibilitaram um novo patamar de produtividade, gerando uma superprodução e ao mesmo tempo acentua o processo de expropriação de moradores locais e a crise do trabalho.
Downloads
Referências
BANCO MUNDIAL; IPEA. Ponte sobre o Atlântico: Brasil e África Subsaariana - Parceria Sul-Sul para o crescimento. Brasília, 2011.
BOECHAT, Cássio A., PITTA, Fábio T. e TOLEDO, Carlos de A. Land grabbing e crise do capital: possíveis intersecções dos debates. Rio de Janeiro: Revista GEOgraphia, UFF, v.19, nº 40, 2017.
CAHEN, Michel. Seis teses sobre o trabalho forçado no império português continental em África. Revista USP, 2015.
COELHO, João Paulo Borges. Rainhas da Noite. Maputo: Ndjira, 2013.
HEDGES, David. História de Moçambique, vol. 2: Moçambique no auge do colonialismo, 1930- 1961. Maputo: Livraria Universitária. 1999
KATO, Karina. Yoshie. Traçando saída para o desenvolvimento: o caso do corredor de Nacala em Moçambique. Revista Estudos, Sociedade e Agricultura. 2019.
KURZ, Robert. Poder mundial e dinheiro mundial: crônicas do capitalismo em declínio. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 3. Tomo II. Cap. XLVII – Gênese da Renda Fundiária Capitalista. São Paulo: Nova Cultural (Série: Os economistas), 1986.
MASSARONGO, Fernanda; CHICHAVA, Sérgio. Estrutura, Impacto e Significado da Dívida Pública Moçambicana com os BRICS (2006-2015). Cadernos de Estudos Africanos, nº 36. Lisboa, 2018.
MOSCA, João, & SELEMANE, Tomás. El dorado Tete: os mega projectos de mineração. Maputo: Centro de Integridade Pública (CIP), 2011.
NEGRÃO, José. Sistemas costumeiros da terra em Moçambique. In Santos, B. S; Trindade, C. (Coord.). Conflito e transformação social: uma paisagem das justiças em Moçambique. Maputo/ Coimbra: CEA/ CES, 2000, p.1-43.
ROSSI, Amanda. Moçambique: o Brasil é aqui - Uma investigação sobre os negócios brasileiros na África. São Paulo: Record, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).