Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

 

Revista

ENTRE-LUGAR

Normas para publicação

https://docs.google.com/document/d/19N7DojsPMB_lTIm7AjqVnamP3MyN6-i0/edit?usp=sharing&ouid=105835513344628670831&rtpof=true&sd=true

 

DA REVISTA ENTRE-LUGAR

- A Revista Entre-Lugar é uma publicação de caráter científico do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados, e tem por objetivos:

  1. Divulgar e socializar a produção acadêmica voltada à Geografia e áreas afins, discutindo questões que tangenciam a produção do espaço geográfico, envolvendo, sobretudo, temas como território e fronteira, assim como conceitos a estes relacionados, contribuindo para a melhor compreensão do ensino e da pesquisa.
  2. Ser um espaço de reflexão e diálogo científico-cultural, propiciando o intercâmbio e a divulgação de produções especializadas de pesquisadores envolvidos com as questões e temas destacados no inciso anterior.

III. Incentivar a divulgação das pesquisas realizadas pelos discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em geografia da UFGD.

 

DA PERIODICIDADE E DAS PUBLICAÇÕES

- A Revista Entre-Lugar tem periodicidade semestral (Ahead Of Print (AOP), propondo-se a publicações de:

  1. Pesquisas inéditas na forma de artigos ou notas, de reconhecido rigor teórico e relevância intelectual, científica e cultural;
  2. Resenhas de livros, teses e dissertações nacionais e estrangeiras, de publicação (ou defesa, no caso de teses e dissertações) recente, de até três anos para estrangeira e dois anos para nacional;

III. Traduções de textos de pertinência científico-cultural;

  1. Entrevistas de cunho científico-cultural, pertinentes às temáticas abordadas;
  2. Preferencialmente 60% (sessenta por cento) dos artigos de cada número serão de autores de outras instituições.

 

ATENÇÃO

Informamos aos autores que a PRIMEIRA ETAPA de avaliação envolve a conferência dos metadados e do foco das temáticas, do artigo em função do escopo da REL. Salientamos, todas as informações dos metadados devem ser preenchidas (títulos no idioma principal e nos outros dois idiomas exigidos na REL, lattes, orcid, palavras-chave e referências.), incluindo todos os dados dos autores (Nome, ..... Orcid, .... URL-Lattes, .....).

Os manuscritos que NÃO ESTIVEREM COM OS METADADOS PREENCHIDOS E NÃO ATENDEREM AO TEMPLATE DA REL SERÃO AUTOMATICAMENTE RECUSADOS E ARQUIVADOS. A rejeição nesta PRIMEIRA ETAPA de avaliação implicará imediatamente na necessidade de uma NOVA SUBMISSÃO.

 

DA APROVAÇÃO DOS TEXTOS

- Os textos enviados serão aprovados para publicação quando atender as seguintes exigências:

  1. Deve ter o parecer favorável de 2 (dois) pareceristas;
  2. No caso de 1 (um) parecer desfavorável, o texto será apreciado por um terceiro parecerista;

III. Os pareceres serão devolvidos dentro do prazo estabelecido pelo(s) Editor(es) e enviados ao(s) respectivo(s) autor(es);

  1. No caso de parecer favorável à publicação com restrições, as mesmas serão justificadas na folha de parecer, e encaminhadas ao autor;
  2. Caso não haja o cumprimento das solicitações sinalizadas pelo parecerista, os textos serão recusados pela Comissão Editorial.
  3. No caso de dois pareceres desfavoráveis, o texto não será publicado.

VII. Será sempre mantido o anonimato dos autores e dos pareceristas.

VII. Cada trabalho publicado dará direito a dois exemplares a seu(s) autor(es), no caso de artigo, e a um exemplar nos demais casos (notas, resenhas, traduções).

 

DA FORMATAÇÃO DOS TEXTOS (itens)

Artigos (subitens)

A - Textos, em digital, entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) páginas, em formato de página A-4, arquivo “word”, letra tamanho 12, “Time New Roman”, espaço entre linhas 1,5; com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, e parágrafo de 2 centímetros.

B – O início do texto deve conter o título em português (centralizado e todo maiúsculo), inglês e espanhol ou francês, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), das informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) do(s) autor(es), seguido de resumos em português, inglês e espanhol ou francês, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, e uma relação de 5 palavras-chave nas respectivas línguas dos resumos que identifiquem o conteúdo do texto.

C - É importante conter introdução e conclusão ou considerações finais; as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas (esse recurso deve ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota deve ter em torno de 3 linhas); as citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm; as menções a idéias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página). Ex.: (SANTOS, 1996) ou (SANTOS, 1996, p. 25); caso o nome do autor esteja citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses; diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data, como no exemplo: (SANTOS, 1996a), (SANTOS, 1996b); as citações, bem como vocábulos ou conceitos que não estejam em português, deverão ser oferecidas ao leitor em nota de rodapé.

 

TÍTULOS DE TABELAS/QUADROS/FIGURAS

Ilustrações - Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

 

Tabela 1 - (Título tamanho 11, Times New Roman, espaço simples, espaço depois do parágrafo - 6 pt).

Cabeçalho

Cabeçalho

Cabeçalho

Dados

XX

XX

Dados

XX

XX

Dados

XX

XX

Fonte: Elaborado pelos autores (2022). (Fonte tamanho 10, Times New Roman, espaço simples, espaço depois do parágrafo - 6 pt).

 

Figura 1 - Localização do Município de Dourados – MS (Título tamanho 11, Times New Roman, espaço simples, espaço depois do parágrafo - 6 pt).

 Fonte: Santos, 2016, p. 982. (Fonte tamanho 10, Times New Roman, espaço simples, espaço depois do parágrafo - 6 pt).

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética, e de acordo com as normas da ABNT. Tamanho 12; Justificado; Espaço antes e depois do parágrafo: 6 pt; Entrelinhas: simples.

https://drive.google.com/file/d/1S83pjJ65QxafL-JUUdxlz4BAjZDlnb1z/view?usp=sharing

Exemplos:

 -No caso de livro:

SOBRENOME, Nome. Título da obra (título em negrito e o subtítulo sem negrito). Local de publicação: Editora, data. Exemplo:

GOETTERT, Jones Dari. O espaço e o vento: olhares da migração gaúcha para Mato Grosso de quem partiu e de quem ficou. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2008.

 

-No caso de capítulo de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro (título em negrito e o subtítulo sem negrito). Local de publicação: Editora, Data. Página inicial e página final. Exemplo:

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. p.47-66.

 

-No caso de artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico (em negrito), local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial e página final, mês(es). Ano. Exemplo:

SANTOS, Douglas. Um objeto para a geografia: sobre as armadilhas que construímos e o que devemos fazer com elas. Terra Livre. Presidente Prudente, SP. v. 1. n. 30. p. 27 – 40, 2008.

 

-No caso de dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese (em negrito). Local: instituição em que foi defendida, data. Número de páginas. Categoria (grau e área de concentração). Exemplo:

TOSQUI, Patrícia. Construção e Ancoragem Ontológica do Vocabulário Bilíngüe do Turismo para Fins Didáticos. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras – UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2007. 246 p. Tese (Doutorado em Letras – Lingüística e Língua Portuguesa).

 

-No caso de trabalhos publicados em eventos:

 SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Título do evento em maiúscula, edição, ano, local do evento, Título da obra ou Anais...(em negrito), Local da publicação, ano, página inicial e página final. Exemplo:

PAIM, J.S. O SUS no ensino médico: retórica ou realidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 33. 1995, São Paulo. Anais... São Paulo, 1995. p.5.

 

-No caso de documentos eletrônicos:

Seguir as mesmas orientações para artigos, acrescidas da expressão “Disponível em:” seguida endereço eletrônico (URL) consultado e da data de último acesso. Exemplo: WAGNER, C.D.; PERSSON, P.B. Chaos in cardiovascular system: an update. Cardiovasc. Res., v.40, p.257-64, 1998. Disponível em: <http://www. probe.br/science.html>. Acesso em: 20 jun. 1999.  

 

E - Ilustrações: Imagens, figuras ou desenhos devem estar em formato tiff ou jpeg, com resolução mínima de 200 dpi, tamanho máximo 16 x 20 cm, em tons de cinza, com legenda e fonte Times New Roman 9. Tabelas e gráficos torre podem ser produzidos em word. Outros tipos de gráficos (pizza, evolução...) devem ser produzidos em programa de imagem (photoshop ou corel draw). Todas as ilustrações devem estar em arquivos separados e serão inseridas no sistema como documentos suplementares, com respectivas legendas e numeração. No texto deve haver indicação do local de inserção de cada uma delas.

 

NOTAS

A - Textos, em digital, entre 5 (cinco) e 15 (quinze) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

 

RESENHAS

A – Textos, em digital, entre 3 (três) a 5 (cinco) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

B – O início do texto deve conter o nome do autor(es) e o nome completo da obra resenhada, local de publicação, editora e ano de publicação, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, das informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) e endereço postal do(s) autor(es).

 

TRADUÇÕES

A – Textos, em digital, até 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

B – O início do texto deve conter o título da tradução, em português e no original, o autor do texto traduzido, local, editora e data da publicação original, e o nome do(s) tradutor(s), com breves currículos.

C – Autorização dos detentores de direitos autorais para a publicação na Revista Entre-Lugar.

 

ENTREVISTAS

A – Textos, em digital, entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

B – O início do texto deve conter o título da entrevista, local e data, o nome do(s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es), com breves currículos.

C – Autorização do(s) entrevistado(s) para a publicação da entrevista na Revista Entre-Lugar.

 

VI – Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da editora e do conselho editorial.

 

DO ENVIO DOS TEXTOS

- Os textos devem ser enviados para a página da Revista Entre-Lugar:

http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar.

 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Entre-lugar é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.

A revista Entre-Lugar está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Ao enviar seu trabalho para a Entre-Lugar, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.