O caderno escolar como fonte de pesquisa em educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11i00.9003

Palavras-chave:

Cadernos escolares, Pesquisa documental, Deficiência intelectual

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades do uso do caderno escolar como objeto de análise no processo de escolarização do estudante com deficiência intelectual. Estudos desenvolvidos apresentam o caderno escolar como recurso favorável para a compreensão da inclusão do estudante com deficiência intelectual no ensino regular. Neste texto, o caderno escolar é tomado como fonte documental. A pesquisa documental abrange qualquer documento escrito e se constitui uma fonte extremamente preciosa para todo pesquisador nas ciências sociais. Os cadernos escolares são verdadeiros testemunhos de atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula. Pretende-se, assim, apontar questões inerentes à utilização desse instrumento didático como objeto de investigação. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico de forma a destacar as possibilidades do uso do caderno como fonte de pesquisa no campo das ciências sociais, da educação e especialmente da educação especial. Nesse sentido, apresenta-se alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental e o uso do caderno escolar como fonte nesse campo de investigação.

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Galvão, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).

Celeida Maria Costa Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Professora Doutora, no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

SILVA GALVÃO, P. E.; SOUZA E SILVA, C. M. C. O caderno escolar como fonte de pesquisa em educação especial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11i00.9003. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9003. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua