Alimentação saudável: abordagem interdisciplinar na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.7170Palavras-chave:
Química. Interdisciplinaridade. Argumentação.Resumo
Diversas pesquisas têm discutido formas de promover atividades interdisciplinares em sala de aula e salientam as dificuldades dos professores na aplicação dessas práticas. Neste trabalho, temos como objetivo relatar uma atividade didática baseada na interdisciplinaridade, integrando química, estudos de caso e argumentação, aplicada a alunos do ensino fundamental I. Investigamos a elaboração de textos argumentativos por parte dos alunos durante uma atividade didática desencadeada a partir da resolução do estudo de caso denominado Paty Palito, relacionado à dieta saudável. Os textos foram analisados segundo o Modelo de Argumentação desenvolvido por Toulmin e os resultados demonstraram o uso dos elementos básicos do argumento pelos alunos, especialmente as justificativas e os backings. Atividades como a abordada neste estudo podem ser positivas perante atitudes tomadas pelo professor, como a promoção da leitura coletiva, o fomento de discussões sobre documentos relacionados ao tema e a correção dos textos produzidos diversas vezes no decorrer da atividade.
Downloads
Referências
ABEGG, I. Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 139-154, 2007.
BARROSO, T. O desenvolvimento do discurso argumentativo por crianças do ensino fundamental: articulação e coordenação de sequências argumentativas no texto de opinião. Veredas, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 101-117, 2007.
CARDOSO, K. K. Interdisciplinaridade no ensino de química: uma proposta de ação integrada envolvendo estudos sobre alimentos. 2014. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2014.
FOUREZ, G. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l’enseignement des sciences, Bruxelas: De Boeck Université, 1994. 218 p. GLOBO LDTA. Emília e a turma do Sítio: alimentação saudável. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2005. 16 p.
GUERRA, A.; FREITAS, J.; REIS, J. C.; BRAGA, M. A. A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 32-46, 1998.
HERREID, C. F. What makes a good case? Journal of College Science Teaching, Arlington, v. 27, n. 3, p. 163-169, 1998.
HERREIRA, A. S. Produção textual no ensino fundamental e médio: da motivação à avaliação. 2000. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2000.
LEANDRINI, S. M.; E MOTOKANE, M. Argumentação em textos escritos de alunos de ensino fundamental sobre aquecimento global: análise das justificativas. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. extra, p. 680-683, 2009.
LEITÃO, S. O Lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S; DAMIANOVIC, M. C. (Org.). Argumentação na escola: o conhecimento em construção.
Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 13-46.
LEITÃO, S.; ALMEIDA, E. G. S. A produção de contra-argumentos na escrita infantil. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 351-361, 2000.
LIMA, F. R. O.; PINHEIRO, R. M. M. Argumentação para as séries iniciais: uma proposta de sequência didática. Vertentes & Interfaces II: Estudos Linguísticos e Aplicados, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1 p. 112-129, 2010.
PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. Oficina temática composição química dos alimentos: uma possibilidade para o ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 289-296, 2014.
PIETROCOLA, M.; ALVES FILHO, J. P.; PINHEIRO, T. F. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n. 2, p. 131-152, 2003.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 13-30, 2011.
SEBIN, D. I.; MAIA, M. M. D. Estudo de Caso: Paty Palito. In: QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. O (Org.). Estudos de caso no ensino de ciências naturais. São Carlos: Art. Point Gráfica e Editora, 2016. p. 57-64.
TOULMIN, S. Os Usos do Argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 375p.