Grupo de estudos: compartilhando e reconstruindo conhecimentos acerca das estruturas aditivas

Autores

  • Angelica da Fontoura Garcia Silva
  • Mirtes Souza Miranda

Palavras-chave:

Educação Matemática. Grupos de Estudo. Conhecimento Profissional Docente. Campo Conceitual Aditivo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o Conhecimento Profissional de um grupo de professores que estudaram as estruturas aditivas na própria escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 15 educadores que lecionam Matemática para os anos iniciais de uma escola pública do Estado de São Paulo desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação pela UNIAN. A análise dos dados realizou-se à luz de estudos que discutem questões relacionadas ao conhecimento profissional docente, bem como em pesquisas que tratam das questões didáticas sobre o Campo Conceitual Aditivo. Os resultados da pesquisa indicaram que a reflexão acerca dos conhecimentos especializados para o ensino das estruturas aditivas favoreceu a (re)construção de conhecimentos pedagógicos e curriculares desse conteúdo neste grupo de estudos.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

GARCIA SILVA, A. da F.; MIRANDA, M. S. Grupo de estudos: compartilhando e reconstruindo conhecimentos acerca das estruturas aditivas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 48–64, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5796. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL