A formação dos professores especializados segundo os pesquisadores do observatório nacional de educação especial

Enicéia Gonçalves Mendes, Leonardo Santos Amâncio Cabral, Sabrina Mazo D’Affonseca, David dos Santos Calheiros

Resumo


No Brasil, é imperativo legal que a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) seja realizada preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) por um profissional que possua formação inicial em curso de licenciatura e/ou pós-graduação na área da Educação Especial. Todavia, evidenciam-se as escassas oportunidades de formação em Educação Especial, no Brasil, e a complexidade do papel atribuído a esse profissional no desempenho de múltiplas funções. Frente a isso, questiona-se: qual é a formação dos profissionais que estão sendo envolvidos nas atividades das SRMs no Brasil? Para responder a essa questão, uma pesquisa foi realizada no âmbito do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), com base em encontros de grupos focais com 466 professores/gestores da Rede de Ensino de 38 municípios brasileiros. O presente trabalho sistematiza e sintetiza os achados de diferentes estados, conforme relatados pelos pesquisadores do ONEESP, que coletaram esses dados e os apresentaram durante o III Encontro Nacional do ONEESP, realizado em 2013. Em síntese, constou-se que os professores indicaram não somente lacunas, mas possibilidades de caminhos que direcionam para a melhoria na qualidade da formação inicial e continuada de professores especializados, e recomendaram especial atenção para a motivação desses profissionais para ingresso na carreira, além da necessidade de melhora na definição do papel de todos os atores envolvidos na dinâmica escolar e social para a promoção da inclusão escolar das pessoas que compõem o público-alvo da Educação Especial.

Palavras-chave


Educação Especial. Formação de Professores. Inclusão Escolar. Atendimento Educaional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais

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