Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum em diálogo com as salas de recursos multifuncionais: atendimento educacional e aprendizagens com sucesso

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Katia do Socorro Carvalho Lima Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas inclusivas. Atendimento Educacional Especial. Aprendizagem com sucesso.

Resumo

Neste artigo objetiva-se analisar a prática pedagógica inclusiva de uma professora do ensino fundamental da rede municipal de Ananindeua-Pará, buscando verificar a interação entre a prática pedagógica desenvolvida pela professora na sala comum com os docentes das salas de recursos multifuncionais no Atendimento Educacional Especializado e identificar como as atividades educacionais são planejadas, executadas e avaliadas, visando a inclusão e o sucesso escolar de alunos com deficiência e transtorno de desenvolvimento global. Que estratégias pedagógicas a docente realiza para obter uma aprendizagem de sucesso por parte dos educandos e a inclusão escolar? Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e um estudo de caso. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada entrevista semiestruturada com a professora e levantamento bibliográfico sobre o tema em estudo. A análise dos dados foi efetivada por meio de categorizações temáticas. Apresentamos informações sobre a escola e sobre a prática pedagógica da professora apontando as estratégias metodológicas realizadas. Finalizamos tecendo reflexões sobre os resultados da prática interativa e colaborativa da professora no processo de inclusão escolar dos educandos.

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

OLIVEIRA, I. A. de; LIMA, K. do S. C. Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum em diálogo com as salas de recursos multifuncionais: atendimento educacional e aprendizagens com sucesso. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 149–162, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3765. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 2ª Parte: Práticas pedagógicas e Atendimento Educacional Especializado