Do respeito à obediência, da palmatória à diversão: escola primária rural no estado de Pernambuco (1940)

Autores

  • Virgínia Pereira da Silva de Avila Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Escola primaria rural. Cultura escolar. Memória.

Resumo

Este texto analisa aspectos da cultura escolar primária, tomando como base o tempo, o espaço, os programas e métodos de ensino, as práticas educativas e as práticas simbólicas retratadas nas lembranças de ex-alunos (as) que frequentaram escolas primárias rurais nos estados de Pernambuco e Bahia, no primeiro quartel do século XX. O trabalho é fruto das pesquisas iniciais do projeto Escola Primária e Cultura Escolar no Sertão Pernambucano (1931-1970), realizadas por alunos (as) do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, na disciplina de História da Educação no Brasil, no segundo semestre de 2013. Na escolha do referencial teórico, privilegia-se o diálogo com diferentes autores do campo da história e da historiografia da educação, mais especificamente aqueles relacionados à história cultural. Por ser este um campo de investigação ainda pouco explorado, pretende-se, com o presente trabalho, contribuir com o conjunto de estudos acerca da área de história da educação brasileira e, de modo especial, da história da educação pernambucana.

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Biografia do Autor

Virgínia Pereira da Silva de Avila, Universidade de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade de Pernambuco/Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino primário rural, instituições educativas, cultura escolar, memória docente; politicas de atenção integral à criança e ao adolescente, protagonismo juvenil. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GESPESPE) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE/UNESP) e do Observatório de Práticas Escolares (UDESC). 

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Do respeito à obediência, da palmatória à diversão: escola primária rural no estado de Pernambuco (1940). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 7–21, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2934. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES