Do respeito à obediência, da palmatória à diversão: escola primária rural no estado de Pernambuco (1940)

Autores

  • Virgínia Pereira da Silva de Avila Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Escola primaria rural. Cultura escolar. Memória.

Resumo

Este texto analisa aspectos da cultura escolar primária, tomando como base o tempo, o espaço, os programas e métodos de ensino, as práticas educativas e as práticas simbólicas retratadas nas lembranças de ex-alunos (as) que frequentaram escolas primárias rurais nos estados de Pernambuco e Bahia, no primeiro quartel do século XX. O trabalho é fruto das pesquisas iniciais do projeto Escola Primária e Cultura Escolar no Sertão Pernambucano (1931-1970), realizadas por alunos (as) do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, na disciplina de História da Educação no Brasil, no segundo semestre de 2013. Na escolha do referencial teórico, privilegia-se o diálogo com diferentes autores do campo da história e da historiografia da educação, mais especificamente aqueles relacionados à história cultural. Por ser este um campo de investigação ainda pouco explorado, pretende-se, com o presente trabalho, contribuir com o conjunto de estudos acerca da área de história da educação brasileira e, de modo especial, da história da educação pernambucana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Pereira da Silva de Avila, Universidade de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade de Pernambuco/Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino primário rural, instituições educativas, cultura escolar, memória docente; politicas de atenção integral à criança e ao adolescente, protagonismo juvenil. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GESPESPE) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE/UNESP) e do Observatório de Práticas Escolares (UDESC). 

Referências

ALVES, Nilda. O tempo em escolas rurais do Distrito Federal. In: MIGNOT, Ana Christina Venâncio; FERNANDES, Rogério (Org.). O tempo na escola. Porto: Profedições, 2008, p. 191-217.

ANDRADE, Flávio Anício. Escola como agência de civilização: projetos formativos e práticas pedagógicas para a educação rural no Brasil (1946-1964). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória. Anais: invenção, tradição e escritas da história da educação. Vitória: SBHE, 2011.

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952) – uma abordagem comparada. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara-SP, 2013.

______. Escola no tempo: cor do tempo em escolas isoladas do município de Florianópolis (1930-1940). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., 2012, Lisboa. Anais: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

______. A escola no tempo: a construção do tempo em escolas isoladas (Florianópolis - 1930-1940). 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

______. Democracia e justiça social: a defesa de Anísio Teixeira registrada no livro Educação no Brasil. Roteiro, Joaçaba, v. 31, n. 1-2, p. 61-74, jan./jun. 2007.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia da Escola Nova - produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: FREITAS, Marcos Cezar de; JÚNIOR, Moizés Kuhlmann (Orgs.). Os intelectuais na história da infância. Cortez, 2002.

______. A Escola e a República. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CORREIA, António Carlos Luz. Os sentidos dos ponteiros do relógio: representações do tempo na construção simbólica da organização escolar portuguesa (1772-1950). Dissertação de Mestrado, Lisboa, 1996.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Preces, cânticos, louvores: um ritmo para a construção do calendário escolar. In: O Tempo na Escola. Ana Christina Venâncio Mignot e Rogerio Fernandes (Orgs.). 1. ed. Porto: PROFEDIÇÕES 2008. p.139-152.

ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

ESCOLANO, Agustín Benito. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Vinão; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FRAGO, Antonio Vinão. Fracasan las reformas educativas? In: Sociedade Brasileira da Educação (Org.). Educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 21-52.

FURTADO, Alessandra Cristina; PINTO, Adriana Aparecida. A Escola Rural Primária e o seu processo de institucionalização no Antigo Sul de Mato Grosso (1930-1961). In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2013, Cuiabá. Anais: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá: SBHE, 2013.

GALLEGO, Rita de Cássia. Uso(s) do tempo: a organização das atividades de alunos e professores nas escolas primárias paulistas (1890-1929). 2003. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. v. 1.

GONDRA, José Gonçalves. Cronologias de vida e Formas de Escola. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.) Culturas Escolares, Saberes e Práticas Educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 212-236.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thomson Learning, 2007, p. 71-116.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, 2001, p. 9-44.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 477-523.

LOURENÇO FILHO, M. Bergstrom. Alguns aspectos da educação primária. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Elucidatário apresentado à Primeira Conferência Nacional de Educação. Rio de Janeiro: IBGE, 1941. v. 1, p. 431-451.

MOREIRA, João Roberto. Educação rural e educação de base. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v.28, p. 87-129, n. 67, jul./set. 1957.

NORA, Pierre. Entre a memória e história: A problemática dos lugares. In: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. Projeto História, São Paulo, n. 10, dezembro de 1993, p. 6 - 28.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/capanema/introduc.htm Acesso em: 12 nov. 2009.

SOUZA, Rosa Fatima; AVILA, Virginia. P. S. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (1889-1947). In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2013, Cuiabá. Anais: Circuitos e Fronteira da História da Educação no Brasil. Cuiabá: SBHE, 2013.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano. Memórias de Escola. A Escola e a Memória. Bragança Paulista: IFAN-CDAPH / Ed. EDUSF, 2000. p. 41-120.

VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: VENDRAMINI, Vera Teresa. SOUZA, Rosa Fátima de (Orgs). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 3-30.

CABRAL, Maria Ozenil de Menezes. Entrevista concedida à Elisangela Soares da Silva. Petrolina, 17/11/2013.

DANTAS, Aidil Alves de Sá. Entrevista concedida à Raiane Costa de Macedo. Petrolina, 27/10/2013.

KISHI, Maria Perpétua Faria. Entrevista concedida à Raquel Alves Neto. Petrolina, 30/11/2013.

LIRA, Maria do Carmo. Entrevista concedida à Juliana Brito Silva e à Lucianne Mayre dos Santos Moreira. Petrolina, 03/12/2012.

RODRIGUES, Alexandrina. Entrevista concedida à Isabela Souza Oliveira e à Uêdja Carla Rodrigues da Silva. Petrolina, 27/10/2013a.

RODRIGUES. Sindaura de Lima. Entrevista concedida à Rose Meire Moreira e à Rosimara Pires. Petrolina, 07/12/2013b.

VARGAS, Antônio dos Santos. Entrevista concedida à Lucimar Maria Alves Vargas. Juazeiro, 21/11/2013.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

AVILA, V. P. da S. de. Do respeito à obediência, da palmatória à diversão: escola primária rural no estado de Pernambuco (1940). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 7–21, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2934. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES