Competências digitais na educação básica

Os desafios do ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17778

Palavras-chave:

Competências Digitais, Formação Continuada, Professores, Ensino Híbrido

Resumo

A adoção do ensino híbrido, em muitas escolas, tem obrigado os professores a desenvolverem competências digitais para a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de competências digitais dos professores de Ensino Médio numa rede de ensino privado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que utilizou o questionário DigCompEdu check-in, instrumento criado para compreender as expectativas, necessidades de formação em competências digitais e desafios com o ensino híbrido, em um grupo de professores do Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo. Após a aplicação do instrumento, analisou-se os resultados utilizando o software IBM SPSS Statistics® 22.0 para análise estatística descritiva e inferencial das questões. Os resultados mostraram que os professores têm uma percepção de sua competência digital próxima da realidade, porém autoavaliaram-se em níveis um pouco acima do revelado pelo instrumento DigCompEdu check-in.

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Biografia do Autor

Heber Ceribelli, Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social

Diretor geral de Educação da Rede Adventista de Ensino Região Central de São Paulo (APAC).

Francislê Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professor Permanente no Mestrado Profissional em Educação.

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação.

Roberta Rodrigues de Oliveira Guimarães, Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social

Diretora de unidade Educacional – Campinas - Castelo- da Rede Adventista de Ensino Região Central de São Paulo (APAC).

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

CERIBELLI, H.; SOUZA, F. N. de; VIANA, H. B.; GUIMARÃES, R. R. de O. Competências digitais na educação básica: Os desafios do ensino híbrido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.17778. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17778. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua