Competências digitais na educação básica
Os desafios do ensino híbrido
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17778Mots-clés :
Competências Digitais, Formação Continuada, Professores, Ensino HíbridoRésumé
A adoção do ensino híbrido, em muitas escolas, tem obrigado os professores a desenvolverem competências digitais para a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de competências digitais dos professores de Ensino Médio numa rede de ensino privado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que utilizou o questionário DigCompEdu check-in, instrumento criado para compreender as expectativas, necessidades de formação em competências digitais e desafios com o ensino híbrido, em um grupo de professores do Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo. Após a aplicação do instrumento, analisou-se os resultados utilizando o software IBM SPSS Statistics® 22.0 para análise estatística descritiva e inferencial das questões. Os resultados mostraram que os professores têm uma percepção de sua competência digital próxima da realidade, porém autoavaliaram-se em níveis um pouco acima do revelado pelo instrumento DigCompEdu check-in.
Téléchargements
Références
BENEDET, M. L. Competências Digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, 2020.
BILBAO-AIASTUI, E.; ARRUTI, A.; MORILLO, R. C. A systematic literature review about the level of digital competences defined by DigCompEdu in higher education. Aula Abierta, v. 50, n. 4, p. 841-852, 20 dez. 2021.
CASTRO, F.; LUCAS, M. A importância das competências digitais dos professores na operacionalização das Orientações Curriculares para as TIC no 1.o CEB. Indagatio Didacrica, v. 14, n. 1, p. 99-115, 2022.
CHAABAN, Y.; MOLONEY, R. An Exploratory Study of the Factors Associated With Literacy Teachers’ Integration of Technology: A Study of Lebanese Schools. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 32, n. 4, p. 128-139, 1 out. 2016.
CUADRADO, A. M. M.; SÁNCHEZ, L. P.; TORRE, M. J. de la. Las competencias digitales docentes en entornos universitarios basados en el Digcomp. Educar em Revista, v. 36, 2020.
DESSEN, M. A. et al. A ciência do desenvolvimento humano. Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FERRARI, A.; PUNIE, Y.; BREČKO, B. N. DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe. [S. l.]: Fundacja ECCC, 2013.
FIGUEIRA, L. F.; DOROTEA, N. Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educ. Form., v. 7, p. e8332, 13 out. 2022.
FREITAS, C. L. de; CUNHA, D. A. da; MANFREDO, E. C. G. Práticas e formações de professores de matemática no ensino remoto. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, e22012, 2 mar. 2022.
GALLARDO-ECHENIQUE, E. E. et al. Digital Competence in the Knowledge Society. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, v. 10, n. 1, 2015.
HAIR, J. L. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ILOMÄKI, L.; KANTOSALO, A.; LAKKALA, M. What is digital competence? 2011. Disponível em: http://linked.eun.org/web/guest/in-depth3. Acesso em: 10 ago. 2023.
JIMÉNEZ-HERNÁNDEZ, D. et al. Digital competence of future secondary school teachers: Differences according to gender, age, and branch of knowledge. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 22, p. 1–16, 2 nov. 2020.
LUCAS, M.; BEM-HAJA, P. Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. Aveiro, Portugal: Ministério da Educação, 2021. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/estudo_sobre_o_nivel_de_competencias_digitais_dos_docentes_do_ensino_basico_e_secundario_dos_agrupamentos_de_escolas_e_das_escolas_nao_agrupadas_da_rede_publica_de_portugal_continental.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
MINAYO, M. C. DE S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 239–262, jul. 1993.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RODRIGUES, N. F. et al. Os professores, as tecnologias e as competências digitais: proposições teóricas. In: Congresso Internacional TIC e Educação, 5., 2018. Anais[...]. [S. l.: s. n.], 2018.
SANTOS, G. M. DOS. Competência digital de educadores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: estudo no sistema municipal de ensino de marília-sp. Marília, SP: [s. n.], 2022.
SILVA, E.; LOUREIRO, M. J.; PISCHETOLA, M. Educação Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil). Eduser: Revista de Educação, v. 11, n. 1, p. 2019.
SOMYÜREK, S.; COŞKUN, B. K. Digital competence: Is it an innate talent of the new generation or an ability that must be developed? British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 5, set. 2013.
SWEENEY, D. J.; ANDERSON, D. R.; CAM, J. D. Quantitative methods for business. 12. ed. Cincinnati: South Western College Publishing, 2013.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYA, L. Os professores face ao saber - esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 4, p. 214–233, 1991.
VÁZQUEZ-CANO, E.; MENESES, E. L.; GARCÍA-GARZÓN, E. Differences in basic digital competences between male and female university students of Social Sciences in Spain. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, 1 dez. 2017.
VÁZQUEZ-CANO, E.; MENGUAL-ANDRÉS, S.; ROIG-VILA, D. R. Análisis lexicométrico de la especificidad de la escritura digital del adolescente en WhatsApp. RLA. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada, v. 53, n. 1, p. 83-105, 2015.
VIEIRA, P. R. DA C.; RIBAS, J. R. Análise Multivariada com o Uso do SPSS. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.
VÓLQUEZ PÉREZ, J. A.; AMADOR ORTÍZ, C. M. Competencias digitales de docentes de nivel secundario de Santo Domingo: un estudio de caso. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 11, n. 21, 23 jul. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Educação e Fronteiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.