Ginástica geral/ginástica para todos

Possibilidades de vivência da inclusão e do respeito às diferenças pela via da prática de atividade física na perspectiva do lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.2.16489

Palavras-chave:

Ginástica geral, Ginástica Para Todos, Extensão, Idosos

Resumo

Objetivou-se identificar os significados atribuídos por participantes vinculados ao Grupo Comunidade do projeto de extensão “De Pernas Pro Ar – FAEFID/UFJF” sobre a vivência de atividades no campo da Ginástica Para Todos. É um estudo de abordagem qualitativa estruturado na correlação de fontes bibliográficas e empíricas. Trinta e três sujeitos participaram da pesquisa através da aplicação de questionários e realização de entrevistas.  Para os sujeitos, o projeto oportuniza uma vasta variedade de atividades corporais que beneficiam as dimensões físicas e emocionais, desencadeando a socialização e as experiências de prazer e alegria. Partindo dos resultados, concluiu-se que a perspectiva da inclusão e do respeito às diferenças foi evidenciada.

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Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Fernando Araujo Crescencio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação pela UFJF.

Bianca Damasceno de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação pela UFJF.

Gustavo Bernardes Padovan Branquinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

FRANCO, Neil; CRESCENCIO, Fernando Araujo; OLIVEIRA, Bianca Damasceno de; BRANQUINHO, Gustavo Bernardes Padovan. Ginástica geral/ginástica para todos: Possibilidades de vivência da inclusão e do respeito às diferenças pela via da prática de atividade física na perspectiva do lazer. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.2, p. e021031, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.2.16489. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16489. Acesso em: 13 jul. 2024.