Evasão no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UESC na transição do vestibular para o SISU (2012-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14167

Palavras-chave:

Acesso à Educação Superior, Permanência estudantil, Formação de professoresEvasão na graduação,

Resumo

A Educação Superior brasileira tem se deparado crescentemente com o fenômeno da evasão, cujas causas variam desde questões institucionais (pedagógicas, curriculares, políticas de permanência) a aspectos econômicos, sociais e familiares. Este estudo de caso objetivou compreender o fenômeno da evasão dos alunos matriculados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), nas três turmas ingressantes de 2012 a 2014, em meio à transição da forma de ingresso do exame vestibular para o SISU. Buscando compreender a pronunciada taxa de evasão no ano de 2013, foram entrevistados estudantes evadidos com o intuito de elencar suas motivações para a saída do curso. Trabalhou-se com a hipótese de que a transição do vestibular para o SISU e o fato de ser um curso de formação de professores são fatores preponderantes para esse movimento de saída. As entrevistas confirmaram as hipóteses, bem como apontaram os seguintes fatores como contributivos à evasão do curso analisado: questões materiais, dificuldades pedagógicas, falta de identificação com o curso, carga horária extensa, dentre outras. Por fim, apresenta-se um conjunto de medidas que possibilitam aperfeiçoar as políticas de permanência a partir dos casos analisados.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

SIMÕES, Ludmila César; MENDES, Maíra Tavares. Evasão no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UESC na transição do vestibular para o SISU (2012-2014). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 06–18, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14167. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14167. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: “ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"