Audiodescrição do desenho animado Peppa Pig: relato de uma experiência com crianças com deficiência visual

Andréia Paiva de Araújo Ferreira

Resumo


Este estudo consiste na audiodescrição do desenho animado Peppa Pig, relatando a experiência do processo de elaboração do roteiro e suas etapas até a exibição para crianças com deficiência visual em uma escola. Objetivamos apresentar as informações importantes para elaboração de uma audiodescrição direcionada ao público infantil, a consultoria realizada por profissional com deficiência visual, a narração e a finalização do desenho com o recurso. A experiência profissional da pesquisadora como audiodescritora e como atriz e as reflexões sobre o processo auxiliaram na construção de uma proposta de audiodescrição para desenhos animados.  A audiodescrição é uma importante ferramenta de acesso aos conteúdos imagéticos do desenho. O trabalho demonstra a relevância do conhecimento sobre o recurso e o acesso a desenhos animados, como meio de interação e inclusão à cultura.


Palavras-chave


Audiodescrição. Desenho Animado. Crianças. Deficiência Visual.

Texto completo:

PDF

Referências


ESTATUTO da criança e do adolescente (ECA). Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015.

HYKS, V. Audio Description and Translation. Two related but different skills. 2005.

MASINI, E. F. S. Experiência perceptiva é o solo do conhecimento de pessoas com e sem deficiências sensoriais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 1, p. 39-43, jan./jun. 2003.

MOTTA, L. M. V. Audiodescrição: definições. Disponível em: http://vercompalavras.com.br/home. Acesso em: 09 de ago. de 2015.

MOTTA, L. M. V. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

MOTTA, L. M. V. M. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Editora Pontes: Campinas, 2016.

PROGRAMAÇÃO TV cultura. Peppa Pig. Disponível em: http://tvcultura.cmais.com.br/peppapig/index.php. Acesso em 20 d ago. de 2015.

SILVA, M. C. C. C. Com os olhos do coração: estudo acerca da audiodescrição de desenhos animados para o público infantil. 214 f. (Dissertação Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal da Bahia – Salvador, 2009.

WILSON, J. A. C.; MAGALHÃES, M. M. Locução em filmes audiodescritos para pessoas cegas ou com baixa visão: uma contribuição à formação de audiodescritores. In: ARAÚJO, V.L.S.; ADERALDO, M.F. (Org.). Os novos rumos da pesquisa em audiodescrição no Brasil. Curitiba, 2013, p.151-168.




DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13026

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.