Educação, alfabetização e letramento: a Revista Criança e sua seção Caleidoscópio

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Cicília Rodrigues Monteiro

Resumo


O objetivo deste artigo foi mapear as orientações teórico-metodológicas mais frequentes acerca dos processos de alfabetização e letramento presentes na seção “Caleidoscópio" do impresso pedagógico Revista Criança, periódico  destinado, principalmente, aos professores de educação infantil, mas acessível também aos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio da análise das fontes, verifica-se porque a temática alfabetização e letramento esta praticamente ausente das orientações destinadas aos professores das crianças pequenas. O estudo pode contribuir para comunidade escolar, por tratar de uma temática importante diante do quadro educacional brasileiro, representado, entre outros, por dados resultantes da Provinha Brasil e pelo Índice de Desenvolvimento Educacional (IDEB).


Palavras-chave


Educação. Alfabetização. Letramento. Revista Criança.

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DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12774

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