O processo de organização da escolarização primária na cidade de Pouso Alegre-MG no século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12772

Palavras-chave:

Escolarização. Pouso Alegre. Instrução primária.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de organização da escolarização primária na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, no século XIX. Para tanto, parte da análise de impressos, entre eles: jornais, leis provinciais, mapas de frequência, relatórios provinciais e almanaques, com intuito de melhor compreender a expansão escolar. A análise permitiu verificar que várias dificuldades foram enfrentadas, tais como, pouca frequência dos alunos nas escolas, educação em espaços não escolares, rotatividade docente, dificuldades financeiras, etc. Entretanto, essas dificuldades não inviabilizaram o desenvolvimento da escolarização em Pouso Alegre-MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R. F. M. de. Organização da Instrução na Província de Minas Gerais: da legislação aos relatórios dos presidentes (1850-1889). Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

ANDRADE, R. F. M. de; CARVALHO, C. H. de. A educação no brasil império: Análise da organização da Instrução na Província de Minas Gerais (1850-1889). História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 28, 2009.

CASTANHA, A. P. O ato adicional de 1834 na história da educação brasileira. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas. n. 11, jan./jun. 2006.

CUNHA, M. V. da. A escola contra a família. In: LOPES, E. M. T. et. al. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DELFINO, L. L. A família negra na freguesia de São Bom Jesus dos Mártires: incursões em uma demografia de escravidão no sul de Minas (1810-1873). Dissertação (Mestrado) –Departamento de Pós-Graduação em História, ICH/UFJF, Juiz de Fora, 2010.

FARIA FILHO, L. M. A legislação escolar como fonte para a História da Educação: uma tentativa de interpretação. In: FARIA FILHO, L. M. (Org.). Educação modernidade e civilização: fontes e perspectivas de análises para a história da educação oitocentista. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

FARIA FILHO, L. M. A instrução elementar no século XIX. In: LOPES, E. M. T. et. al. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FARIA FILHO, L. M. O Jornal e outras fontes para a história da educação mineira do século XIX. In: ARAUJO. C. S.; GATTI JR, D. (Org.). Novos temas em história da educação brasileira. Campinas: Autores Associados, 2002.

FARIA FILHO, L. M. Processo de escolarização no Brasil: algumas considerações e perspectivas de pesquisa. In: MENEZES, M. C. (Org.). Educação, memoria, história: possibilidades, leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo Cortez. 2008.

GOUVÊA, M. C. S.; JINZENJI, M. Y. Escolarizar para moralizar: discursos sobre a educabilidade da criança pobre (1820-1850). Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, 2006.

JINZENJI, M. Y. O papel da imprensa periódica no processo de escolarização em Minas Gerais no século XIX. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 1, ago. 2012.

KREUTZ, L. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira. et. al. (Orgs.).500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LUCA, T. R. de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C.B.(Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

MATTOS, I.R.O Tempo Saquarema. São Paulo: HUCITEC, 1987.NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, n. 5, set. 1993.

PALLARES-BURKE, M. L. G. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, p. 144-161, 1998.

VEIGA, C. G. A escolarização como projeto de civilização. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 21, 2002.

VEIGA, C. G. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação [online], v. 13, n. 39, 2008.

VICENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 33, jun. 2001.

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO: IP-04, 05, 68, 76, 174, 178; IP 3/2, CX –01, pacote 47.

IBGE, Recenseamento do Brazil em 1872, Rio de Janeiro: Typographia G. Leuzinger, s.d.

QUEIROZ, Amadeu. A história de Pouso Alegre e sua imprensa. Pouso Alegre: Art’s Gráfica e Editora, 1998.

POUSO ALEGRE. Pregoeiro constitucional. Edições n. 22 e n. 25 de 1830. POUSO ALEGRE. O Mineiro. Edições n. 13 e n. 20 de 1874.

POUSO ALEGRE.O Pouso-Alegrense. Edição n. 3 de 18 de julho de 1880.

MINAS GERAIS. Relatórios dirigidos à Assembleia Legislativa Provincial de Minas Gerais pelos Presidentes da Província. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/titles/171/items. Acesso em: 12 nov. 2018.

VEIGA, Bernardo Saturnino da. Almanach Sul Mineiro. Campanha: Tipografia do Monitor Sul Mineiro, 1884.

Downloads

Como Citar

COSTA, D. A. da; FILGUEIRAS, J. M. O processo de organização da escolarização primária na cidade de Pouso Alegre-MG no século XIX. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 108–127, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12772. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12772. Acesso em: 29 mar. 2024.