Um estudo local sobre a formação de professores em Birigui/SP: vocação/motivação e formação

Áurea Esteves Serra, Luzia de Fátima Paula

Resumo


Este texto tem por objetivo contribuir à compreensão da escolha da carreira docente e formação de professoras aposentadas da rede de ensino pública do estado de São Paulo, nas escolas rurais e urbanas da região de Birigui/SP. Delimita-se 1944, ano de ingresso no curso normal da professora mais velha do grupo, a 1991, ano de aposentadoria da professora mais jovem. A análise ocorreu a partir de bibliografia especializada sobre o tema e corpus das entrevistas transcritas das quatro professoras que relataram a memória vivida. Trata-se de um estudo local, mas com possibilidades de compreensão dos cursos de formação de professores do estado de São Paulo e dos aspectos que contribuíam para que uma jovem se motivasse à escolha da carreira docente. Os resultados obtidos apontam para o fato de que dentre as professoras, três participaram da formação inicial em escolas primárias rurais; a partir do ginásio, todas estudaram em escolas urbanas e prosseguiram nos estudos até a finalização do curso normal. Uma delas apenas cursou a Pedagogia. Quanto à vocação/motivação, as narrativas permitem compreender que as experiências vivenciadas durante a vida escolar pelas professoras contribuíram para a formação de cada uma delas, que participaram da história da formação de professores do município de Birigui/SP.


Palavras-chave


Formação de professores. Vocação/Motivação. Magistério.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, Verena. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado. CPDOC-FGV, 1996. II SEMINÁRIO DE HISTÓRIA ORAL. Centro de Estudos Mineiros da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 19 a 20 de setembro de 1996. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/869.pdf. Acesso em:23 janeiro de 2019.

ALBERTI, Verena. De “versão” a “narrativa” no Manual de história oral. CPDOC-FGV, 2012. XI ENCONTRO NACIONAL DEHISTÓRIA ORAL “MEMÓRIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA”. Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Instituto de História, de 10 a 13 de julho de 2012. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral/base. Acesso em: 25 jan.de 2019.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1. São Paulo: USP, 2002, p.11-30.

LENGERT, Rainer. Profissionalização docente: entre vocação e formação. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 16, n. 2, jul./dez. 2011, UNILASALLE.

MATOS, Márcio José Rigueiro; SERRA, Áurea. Esteves; THOMAZIN, Bruna Nogueira. Céris Spínola, de aluna a professora: adocência na educação básica. FATEB Científica, v. 01, n.1, julho/dezembro de 2017.

NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora,1999, p. 13-34.

SERRA, Áurea Esteves. A formação do professor alfabetizador em Birigui (1961-1976).Araraquara, SP: Junqueira & Marim; São Paulo: FAPESP, 2007.

SERRA, Áurea Esteves. Algumas reflexões sobre as escolas rurais do município de Birigui/SP -Brasil. Revista Boletín Redipe. Escenarios de la education, ensenanza y el aprendizaje, v. 3,n. 10 octubre de 2014, p. 56 -79.

TARDIF, Maurice.Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr., 2000. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em:26 de janeiro de 2019.




DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12758

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.