Trilha peçonhenta

Um jogo pedagógico para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11i00.12428

Palavras-chave:

Jogo didático, Escola rural, Prevenção de acidentes

Resumo

Os acidentes causados por animais peçonhentos constituem grave problema de saúde pública, sobretudo em países tropicais. Sendo assim, aprofundar o conhecimento sobre eles e difundir informações por processos educacionais pode ser um caminho para prevenir acidentes e auxiliar na sensibilização dos estudantes, de que todos os animais, inclusive os peçonhentos, são de suma importância para o equilíbrio ecológico. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de um jogo como recurso didático em sala de aula, visando a discussão e a reflexão sobre a identificação dos animais peçonhentos e prevenção de acidentes. Essa pesquisa é parte de um estudo que foi desenvolvido com estudantes do 7° ano, de uma escola estadual, no município de Santa Maria (RS), no período de outubro de 2014 a julho 2015. A análise dos dados foi qualitativa, e para a coleta destes utilizou-se as respostas dadas pelos estudantes durante o jogo, além de roda de conversa. Os resultados obtidos evidenciaram que o ensino sobre animais peçonhentos foi favorecido pelo uso do jogo didático intitulado “Trilha peçonhenta”, pois os educandos tornam-se multiplicadores de informações corretas, não somente durante a atividade, mas com seus familiares e pessoas do seu convívio, podendo diminuir, assim, o número de acidentes envolvendo o ser humano e os animais peçonhentos.

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Biografia do Autor

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências-UFSM.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

GUERRA, L.; NETO, L. C. B. de T.; SCHETINGER, M. R. C. Trilha peçonhenta: Um jogo pedagógico para o ensino de ciências. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11i00.12428. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12428. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos Demanda Contínua