Homo Homini Lupus: A learning of Aprender a Rezar na Era da Técnica
Keywords:
Gonçalo M. Tavares. Fear and politics. Contemporary Portuguese fiction. Totalitarian regimes.Abstract
Aprender a rezar na era da técnica, Gonçalo M. Tavares’s novel brings an important issue: the question of political control by insertion of fear in citizens. Political strategy discussed since Thomas Hobbes, in works such as Leviathan, the fear of the unseen would be worth that Hamm Kestner and Lenz Buchmann, characters in the novel in question power. The Portuguese author does not find the spatially or temporally novel, but we can trace the hypothesis that we are facing an allegory of totalitarianism experienced by European countries in the twentieth century. The names of the characters suggest a germanic origin, which would direct us, perhaps for the German totalitarian regime. However, the historical contours are not accurate: we are facing a literature that rescues the story "like figure" as assures us Juliana Sá, one of the authors who analyze the novel.Downloads
References
JASMIN, Marcelo. “O despostismo democrático, sem medo e sem
Oriente”. In: NOVAES, Adauto (org.) Ensaios sobre o medo. São Paulo:
Editora Senac São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2007, pp. 111-133.
LOURENÇO, Eduardo. “Uma viagem no coração do caos”. In: TAVARES,
Gonçalo M. Uma viagem à Índia: melancolia contemporânea. (um
itinerário). São Paulo: Leya, 2010.
MARQUES, Maria Margarida de Araújo e. A (des)aprendizagem do humano em O Reino de Gonçalo M. Tavares. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2010.
MENESES, Pedro Manuel Ribeiro de Sousa. A natureza não reza: sobre a
tetralogia O Reino de Gonçalo M. Tavares. Tese de Mestrado.
Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas.
Dezembro de 2012.
NOVAES, Adauto. Ensaios sobre o medo. São Paulo: Editora SENAC;
Edições SESC, 2007.
SÁ, Juliana. “Aprender a rezar na era da técnica ou ‘modos de pensar a paz após Auschwitz’”. Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 4, n° 8, Abril de 2012, p. 153-172. Disponível em: http://www.uff.br/revistaabril/revista-08/010_Juliana%20Sa.pdf (acesso em 28/09/12, 12:47).
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura: o
testemunho na era das catástrofes. Campinas, S.P.: Editora da UNICAMP,
TAVARES, Gonçalo M. Aprender a rezar na era da técnica: posição no
mundo de Lenz Buchmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
______. Breves notas sobre o medo. Florianópolis: Editora da UFSC: Editora da Casa, 2010.
______. Entrevista concedida à Folha de São Paulo online. Disponível em:
(acesso em 17/11/13 às 16:25)
______. “Gonçalo M. Tavares e a glória do português”. Entrevista
concedida à Veja Abril. 2011. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/meus-livros/entrevista/goncalo-mtavares-e-a-gloria-do-portugues/ (Acesso em 07/02/14, às 11:02).
______. “Ler para ter lucidez”. Entrevista concedida a Joca Terron para o
site Entrelivros, setembro de 2007. Disponível em: http://www2.uol.com.br/entrelivros/artigos/goncalo_m__tavares_-
ler_para_ter_lucidez-.html (Acesso em 17/11/13 às 16:30).
______. “Gonçalo M. Tavares: uma ficção que pensa”. JL. XXIII, nº 1125-13-26/13.
______. Entrevista concedida ao Círculo de Leitores, 2009. In: MARQUES,
Maria Margarida de Araújo e. A (des)aprendizagem do humano em O Reino de Gonçalo M. Tavares. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0