Estudando Língua Portuguesa, História e Geografia por meio da toponímia: uma proposta

Autores

  • Marilze Tavares UFGD
  • Denise de Oliveira Barbosa Velasco acadêmica - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/arredia.v6i11.6884

Palavras-chave:

Toponímia. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade.

Resumo

A Toponímia – uma das subdivisões da Onomástica – é a ciência que se ocupa da investigação dos nomes próprios de lugares. No Brasil, muitos estudos já foram e estão sendo desenvolvido nessa área, no entanto, uma perspectiva pouco desenvolvida é a que correlaciona os estudos toponímicos com o ensino. Por isso, neste trabalho pretendemos apresentar um esboço de uma sequência de atividades didáticas que poderia ser aplicada no Ensino Fundamental (EF), tendo o nome próprio de lugar como tema central. Considerando o caráter essencialmente interdisciplinar da Toponímia, as atividades planejadas englobam três disciplinas do currículo escolar: Língua Portuguesa, História e Geografia.

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Biografia do Autor

Marilze Tavares, UFGD

Professora de Língua Portuguesa e Línguistica da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD.

Denise de Oliveira Barbosa Velasco, acadêmica - UFGD

Estudante da graduação do curso de Letras.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Tavares, M., & Velasco, D. de O. B. (2017). Estudando Língua Portuguesa, História e Geografia por meio da toponímia: uma proposta. ARREDIA, 6(11), 16–36. https://doi.org/10.30612/arredia.v6i11.6884

Edição

Seção

Artigos