Letramento literário - um caminho possível

Autores

  • Hilluska de Figueredo Sousa Carneiro Vieira UFGD

Palavras-chave:

Letramento literário. Literatura. Ensino.

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir de leituras e da conscientização da importância do letramento literário para a formação escolar e social dos alunos. No artigo, são apresentados os conceitos de letramento, letramento literário e sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula, por meio da sequência básica e expandida, e através da adequada escolarização do texto literário. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleiman (1995), Street (2014), Paulino (1998) e Fernandes (2011), autores que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e contribuíram significativamente para os estudos nessa área. Ao final, o que se conclui é que o letramento literário tem um papel indispensável na formação de alunos/leitores, e que nos oferece uma possibilidade de estratégia metodológica no direcionamento e fortalecimento do ensino de literatura oferecido aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilluska de Figueredo Sousa Carneiro Vieira, UFGD

Mestranda em linguística pela UFGD

Referências

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. Letramento literário no contexto escolar. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (ORG.) Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercados de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011, 321-348.

KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995,

PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998 (Anais em CD ROM).

PINHEIRO, Marta Passos. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. Tese de Doutorado, UFMG, 2006.

SILVA, Antonieta Mirian de O.C., SILVEIRA, Maria Inez Matozo. Leitura para fruição e letramento literário: Desafios e possibilidades na formação de leitores In.: VI EPAL – Anais, 2011.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2º. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

_______________. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003.

_______________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In:

EVANGELISTA, Aracy A.M.; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria Z.

V. (ORG.) Escolarização da leitura literária. 2º. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no

desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1ºed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Vieira, H. de F. S. C. (2015). Letramento literário - um caminho possível. ARREDIA, 4(7), 117–126. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4307

Edição

Seção

Artigos